domingo, 7 de novembro de 2010

Aboio, um filme de Marília Rocha


Aboio é um tipo de canto utilizado por vaqueiros para se comunicar com o gado. A cantoria de chamar e de tanger o rebanho, pois tudo na vida tem que ter agrado, como eles próprios dizem. Arte que, garantem eles, já existia desde os tempos de Sócrates e Creonte que também já eram boiadeiros e vaqueiros.


Em busca de personagens que ainda lançam mão deste artifício para chamar os animais, a diretora do documentário percorreu três estados brasileiros: Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Durante esta andança, Marília Rocha encontrou seis personagens que ainda utilizam a antiga arte. É de se destacar a qualidade das informações e narrativas como a seqüência em que discorrem sobre a nominação das rezes e a origem do aboio nos cânticos dos moazim da Idade Média, os chamadores de oração das mesquitas. Apreciável também a riqueza linguística dos depoimentos.

Os vaqueiros entrevistados parecem Diadorim ou Miguelão de Guimarães Rosa ressuscitados. Por exemplo, o termo abc que é o nome comum que significa qualquer cartilha de ensinamento, como o abc do vaqueiro, a forma de se vestir com gibão e chapéu de couro de cabra para se proteger dos espinhos do agreste na hora de laçar e ferrar o gado, os modos de perseguir a rez perdida e trazê-la de volta ao rebanho, enfim, todo um universos riquíssimo que a diretora teve a generosidade de registrar antes que se apague de nossa memória.

Além de trazer depoimentos dos seis vaqueiros, há ainda entrevistas com os músicos Naná Vasconcelos e Elomar e Lira Paes, integrantes do Cordel do Fogo Encantado. Alguns poetas brasileiros, como Hugo de Carvalho Ramos e Mário de Andrade, têm obras dedicadas ao aboio. A inspiração para que a cineasta fizesse o filme veio de um conto de Guimarães Rosa, intitulado O Burrinho Pedrês.

O longa participou da edição 2005 do É Tudo Verdade, o mais importante evento sobre documentários do país. Durante o festival, arrebatou o prêmio de Melhor Documentário da Competição Brasileira.

Fonte: A Voz do Cidadão




Nenhum comentário:

Postar um comentário