terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dércio Marques - Discografia



Embora tenha nos deixado em 2012, Dércio Marques encanta gerações com sua voz e viola. Com suas letras sempre relacionadas ao meio ambiente e às questões sociais, um dos mestres da viola mostrava como a arte fazia parte de sua vida. A infinidade de temas abordados era apresentada por meio de um repertório totalmente improvisado, escolhido de acordo com o público presente.


Dércio Marques foi um violeiro, cantor, intérprete e compositor nascido em Uberlândia, Minas Gerais. Pesquisador das raízes musicais brasileiras e iberoamericanas (seu pai era uruguaio), teve em sua irmã Doroty Marques uma das principais parceiras de atuação e produção. Participou da produção musical de dezenas de discos de colegas músicos. Defensor da natureza e da cultura popular do Brasil, do bioma cerrado de sua infância em especial, que evocou em diversas de suas canções, acordes, toadas e parcerias.

Seu primeiro disco "Terra, vento, caminho" foi lançado pelo selo Discos Marcus Pereira, obra em que interpreta canções e poemas de Atahualpa Yupanqui, na ocasião praticamente inédito no Brasil, "As Curvas do rio", do hoje célebre violeiro baiano Elomar, na época pouco conhecido e de sua própria autoria.

Em 1979, lançou pelo selo Copacabana o disco "Canto forte-Coro da primavera", com produção de Dorothy Marques e a participação de Irene Portela, Toninho Carrasqueira, Zé Gomes, Marco Pereira, Paulinho Pedra Azul, Orquestra de violas de Osasco (54 violas), Oswaldinho do Acordeon, Heraldo, ex-integrante do Quarteto Novo e regência do Maestro Briamonte.

Lançou "Fulejo" que é um disco inspirado na tradição das congadas de Minas Gerais e veio trazendo ao público músicas brasileiras tais como "Riacho de Areia" (Vale do Jequitinhonha), "Serra da Boa Esperança" (Lamartine Babo), "Disco Voador" (Palmeira Guimarães), "Casinha Branca" e "Ranchinho Brasileiro" (Elpídio dos Santos), "Mineirinha" (Raul Torres) e "Flores do Vale" parceria com o poeta João Bá.

Ainda dentre seus parceiros ou companheiros de shows destacam-se João do Vale, Paulinho Pedra Azul, Luis Di França, Pereira da Viola, Fernando Guimarães, Dani Lasalvia, Xangai, Guru Martins, Hilton Accioly, Carlos Pita, Milton Edilberto, Luiz Perequê e Diana Pequeno.



Depois da bem sucedida gravação de um disco infantil "Anjos da Terra", em homenagem a sua filha Mariana e a todas as crianças, foi indicado em 1996 para o prêmio Sharp de melhor disco infantil com "Monjolear", gravado em Uberlândia em longo processo de oficinas de música com sua irmã Dorothy e a participação de 240 crianças.

Em seu disco "Folias do Brasil" de 2000, ano de comemoração dos 500 anos, registra aspectos desta secular tradição da folia de Reis e folia do Divino que teve origem em Portugal no século XIII (segundo o prof. Agostinho da Silva), foi banida pela Igreja Católica no tempo da Inquisição, migrou para ilhas dos Açores, chegando ao Brasil com esse povo açoreano e espalhando-de por todas as regiões do país, principalmente Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.


Discografia >>> Download

[1977] Terra, Vento, Caminho
[1979] Canto Forte, Coro da Primavera
[1979] Amarração
[1983] Fulejo
[1986] Segredos Vegetais
[1991] Anjos da Terra
[1996] Monjolear
[1998] Cantigas de Abraçar
[1999] Cantos da Mata Atlântica
[2000] Folias do Brasil




21 comentários:

Victor Manoel BRsilva. disse...

gratíssimo pelos álbuns do mestre.

Dassanta disse...

Agradeço a visita malungo, seja bem vindo à quadrada. Abraços!

TERRA BRASILIS 2 disse...

MARAVILHA, AGRADEÇO POR NOS OFERECER
TAMANHO TESOURO, O MAIOR CANTADOR QUE O BRASIL JÁ TEVE.
ABRAÇO DAS MINAS GERAIS.
DANIEL

Dassanta disse...

Obrigada Daniel, bem vindo à Quadrada malungo!

Abraços,
Dassanta

Silvia Czapski disse...

Obrigada por compartilhar essas preciosidades. Conheci Dercio nos anos 1970, acompanhei seus dois primeiros bolachões. Introduziu-me músicos latino-americanos - brasileiros inclusos -, na época desconhecidos por nós, como Atahalpa Yupanki, Violeta Parra, Elomar e tantos outros.Ninguém mais ouve bolachões... delícia poder ouvi-lo novamente.

Dassanta disse...

O nosso Dércio e toda sua obra são grandiosos Sílvia, agradeço a visita!

Paulo Victor disse...

Sensacional o Blog ! Por favor, continue o trabalho. Música dessa qualidade hoje em dia é um achado.

Dassanta disse...

Agradeço a visita Paulo, salve a música!

Unknown disse...

Give me your phone! I'll call you soon!

Dassanta disse...

No way...

AdrianodeBH disse...

excelente...tive muita dificuldade de encontrar essa obra prima que tenho em vinil..Fulejo...parabéns...

Thobias disse...

Obrigado, Violeiro. Obrigado. Obrigado.

Erivaldo Luiz disse...

Gostei do blog amigo, esta de parabéns pelos discos disponibilizados como também pela pequena biografia dos artistas apresentados, grande abraço e espero pela continuação deste trabalho maravilhoso trazendo musica de qualidade ao nosso povo tão carente delas. Grande abraço.

Unknown disse...

Nossa, cara, parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar a boa m´sica do Brasil!!!!

Unknown disse...

Obrigada por colocar à nossa disposição essas preciosidades da música brasileira.
Amei!!! Tô recomendando seu blog. Abraço.

Hermano Pinheiro disse...

Muito obrigado!

Unknown disse...

grato amigos do site

Celsohare disse...

muito obrigado, amigo, por compartilhar tão maravilhosa coleção, um forte abraço !

Unknown disse...

Muito obrigado pelo Conteúdo!
Obrigado Mestre Dércio!
Aguardo a versão em formato Flac.

FÍSICA disse...

Muito bom o acervo.
Grato pela postagem e disponibilidade das obras.

Ju disse...

Parabéns em divulgar o trabalho do nosso grande amigo menestrel cantador. Uma correção no início do texto sobre o artista: Dércio nasceu em Uberaba/MG e não em Uberlândia.
Se for possível, ajuste no texto e também incluam seu belo CD Espelho d'água - Sons e sentimentos da natureza, com participação de Bené Fonteles, Fernando Guimarães, Daniela Lasalvia, Bia Bedran, Doroty Marques, dentre outros.

Postar um comentário