domingo, 19 de janeiro de 2014

Ponto BR - Na Eira [2010]


O Ponto BR, que ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2012, como melhor grupo regional, reúne alguns dos principais guardiões da cultura tradicional do Brasil, como o cantador de Boi maranhense, Humberto de Maracanã; o mestre Walter do Maracatu, Estrela Brilhante de Recife; e Dona Zezé de Iemanjá, ekedi e caixeira do divino da Casa Fanti Ashanti, terreiro tradicional de São Luis. Se unem, ao diálogo popular, a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o maranhense Henrique Menezes e o suíço Thomas Rohrer.

A proposta é incentivar o diálogo entre vertentes e gerações dos diversos tipos de manifestação cultural, em que diferenças estéticas, temporais e sociais, são harmonizadas revelando outra via para o fazer artístico. É necessário experimentar os saberes e as sonoridades destas tradições, suas possibilidades formais, texturas vocais e instrumentais, gerando uma sonoridade única e atemporal.

“Ponto” é o nome dado aos cantos de diversos batuques, das manifestações populares, considerado arte brasileira de primeira grandeza. São melodias e ritmos, matrizes da nossa música urbana e, por terem influenciado significativamente a formação de gêneros como o samba, o forró e outros, são facilmente assimilados. Pela memória coletiva acessamos referências nas quais reconhecemos nossa identidade cultural.

Esta investigação estética está fundamentada em uma longa convivência com estas comunidades, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações. Toadas de Bumba-Meu-Boi, Maracatus, pontos de Tambor de Mina, Jurema, Cocos, Cirandas, Carimbós, Rojões e vários outros, fazem parte do show na eira, cujo processo de concepção é fruto de uma imersão do grupo em ensaios e encontros, registrados ao vivo, que resultaram também no CD de mesmo nome.

Fonte: Revista Forum


Ponto BR – Na Eira

01 Liga as Corrente
02 Terra de Caboclo
03 Aguere Iemanjá
04 Bombo de Macaíba/Quando Eu Morrer
05 Cavalo Bravo-Mina Je
06 Pisei nas Pedras/Sou das Águas
07 Estrela-Estrada Linda
08 Deus, Deus, Deus/Aurora
09 Cantigas de Encantaria
10 Santo Antônio me Avisou
11 Trilho, Trole, Trem/Tonel Torado
12 Seu Manaê
13 Nossos Tambores/Água Fria
14 Serra de Amburana/Tupinambá
15 Forró Arrochado
16 Janaína-Saía de Mar Afora

Disco >>> Download

2 comentários:

dayana disse...

Adorei este cd......

Unknown disse...

Preciosidade da música mundial

Postar um comentário