sábado, 29 de março de 2014

Doroty Marques - Discografia


Doroty Marques é musicista e arte educadora desde a década de 60. Atuou em vários estados brasileiros desenvolvendo projetos de arte educação com crianças carentes. Entre os anos de 1962 e 1964 morou no Uruguai. No estado de São Paulo, ajudou a criar a Secretaria do Bem Estar do Menor e, através dela, se empenhou em erradicar a violência contra menores infratores da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM).


Foi convidada especial da Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e chegou a ganhar um Prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho com crianças. Também em São Paulo, criou uma escola de arte e cultura no município de São José dos Campos, adquirindo 12 alqueires de terra para trabalhos com crianças carentes da periferia da cidade.

Quando criança, durante o tempo que morou no Rio de Janeiro, Doroty saía do subúrbio carioca para apresentar-se em programas infantis de calouros como Clube do Guri e Vovô Odilon. Mais tarde, viajou pelo Brasil até chegar ao Uruguai. Apresentou-se durante algum tempo em casas noturnas de São Paulo. E, depois de afastar-se da carreira artística no começo da década de 1970, voltou a apresentar-se com o irmão Dércio Marques.

Ao ser vista pelo pesquisador e produtor Marcus Pereira em show com o irmão no Teatro Pixinguinha, na capital paulista, recebeu o convite para gravar seu primeiro disco. Lançou, então, em 1978, o LP Semente, que contou com a participação dos músicos João de Castro no violão; Dércio Marques no violão e requinta; Claudio Beltrani no baixo; e Altamir, Waldemar, Ruy Sergio, Alexandre Ramirez, Eduardo Szwec e Ézio nas violas e violinos.

Na contra capa do LP, Marcus Pereira fez a seguinte declaração: "Doroty Marques, muito tempo depois de se iniciar no seu ofício de cantar, grava seu primeiro disco. Ouvi-a, pela primeira vez, cantando e acompanhando seu irmão Dércio Marques num espetáculo apresentado no Teatro Pixinguinha, em São Paulo. Ao fim de cada número, o público explodia, coeso e unânime, num aplauso compacto e longo que marca os momentos incomuns de verdadeira comunicação entre o artista e o público. O espetáculo, analisado convencionalmente, era pobre. Mas, era riquíssimo na dimensão do talento, da voz, da emoção e do violão de Dércio Marques. E do talento, da voz, da emoção e do bumbo de Doroty Marques. [...]".

Em 1980, a artista lançou, também pelo selo Marcus Pereira, o LP Erva Cidreira. Em 1983, participou do LP Fulejo, lançado por seu irmão Dércio, pela gravadora Copacabana. Em 1985, lançou de forma independente, em conjunto com Dércio Marques, o LP Criança Faz Arte - Dércio Marques e Doroty Marques, que contou com a participação de 5.000 crianças de Penápolis, no interior de São Paulo, e que foi a trilha sonora da peça Vaqueiro e o Bicho Froxo, de sua autoria, em parceria com Beto Lima e Beto Andreta. O espetáculo foi encenado, com adaptações, pelas crianças do projeto Turma Que Faz, na décima edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em 2010.

Em 1996, lançou, também com Dércio Marques, o LP Monjolear - Dércio Marques e Doroty Marques e A Escola da Criança - Espaço de Adolescer. Em 1997, gravou o LP Paraíba Encantos, com 800 crianças do Vale do Paraíba, cantando a história do Rio Paraíba. Em 1998, gravou o LP Espelho d'Água, com os filhos dos funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa que patrocinou o projeto. Em 2000, lançou, de forma independente, juntamente com Daniela Lasalvia, Dércio Marques e Luiz Perequê, o CD Cantos da Mata Atlântica. O disco contou com a participação de 500 crianças dos Colégios Maristas de São Paulo e Santos. No mesmo ano, lançou, também de forma independente, o CD Paraíba Vivo, que fez parte de um projeto em defesa do Rio Paraíba do Sul.

No Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Paulo, fez uma opereta contando a história do bairro de Itaquera com aproximadamente 200 crianças carentes da região. O espetáculo foi apresentado no Sesc do bairro, para mais de 2.000 crianças. A partir daí, Doroty passou a se dedicar menos aos discos e shows e mais aos trabalhos de arte educação. Por conta disso, montou diversas operetas populares. Um de seus trabalhos mais destacados foi o projeto Cadê meu rio que estava aqui?, que envolveu todas as escolas públicas da região de Penápolis no trabalho de criação coletiva da opereta, além de estudos e pesquisas sobre o meio ambiente. Por conta do projeto, que foi financiado pelo Itaú Cultural, foi feito o replantio da mata nativa dos arredores da cidade e plantio de 5.000 mudas de árvores frutíferas nos quintais das casas.

Acreditando na arte como mola importante para uma educação mais humanística e visando a formação do ser humano consciente e do cidadão crítico, Doroty vem desenvolvendo seu trabalho, ao longo de 30 anos, em escolas de comunidades carentes, por quase todo o país. Ela trabalhou durante 25 anos dentro das maiores favelas do Rio, São Paulo e Belo Horizonte e na região amazônica. Desde 2003, vive na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, onde coordena o projeto Turma Que Faz, voltado para crianças e famílias da região. Entre os vários produtos de seus trabalhos, a artista escreveu duas cartilhas e gravou oito discos; além de formar diversos professores multiplicadores de seu trabalho e de seu método.


Discografia >>> Download

[1978] Semente
[1980] Erva Cidreira
[1983] Fulejo
[1985] Criança Faz Arte
[1986] Monjolear
[1997] Paraíba Encantos [Não Disponível]
[2000] Paraíba Vivo [Não Disponível]
[2000] Cantos da Mata Atlântica




6 comentários:

TERRA BRASILIS 2 disse...

magnifico trabalho da doroty, muito obrigado pelo este grande presente.
lindo blog.abs

Dassanta disse...

Obrigada pela visita Anderson, abraços malungo!

Dassanta

Paulo Horta disse...

Pena não serem mais difundido, mais conhecido, pois Doroty e Dércio Marques são de uma sensibilidade sem tamanho. Parabéns pela postagem. Paulo Horta/BH.

Faiçal Baracat disse...

gostaria de ouvir uma música gravada pela Doroty: Piado do Mutum...ou algo assim

Renato Carvalho Garcia disse...

Não sei se este comentário vai chegar a Doroty: Gostaria de solicitar que colocassem as músicas de Doroty e de seu irmão, Dércio Marques, para serem ouvidas por streaming na Apple Music ou Spotify. Sou assinante da Apple Music e não encontro nenhuma música da Doroty, já de Dércio, encontro apenas algumas, bem poucas. Seria excelente para nós podermos ouvi-los.

JDB disse...

Excelente trabalho do blog. Parabéns bem grandão !

Postar um comentário