sábado, 29 de março de 2014

Xangai [Eugênio Avelino] - Discografia


Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia.

Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista.

Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, de onde recebeu a influência que o tornou um cantor sertanejo. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico.

No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecivento", com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta MataSerenou. Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira. É considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor classificado como erudito por muitos.

Em 1999 foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração. Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.

Fonte: Antonio Ateu

Discografia >>> Download

[1976] Acontecivento
[1980] Parcelada Malunga
[1981] Qué Qui Tu Tem Canário
[1984] Mutirão da Vida
[1984] Cantoria 1
[1984] Cantoria 2
[1986] Xangai canta Cantigas, Incelenças, Puluxias e Tiranas de Elomar
[1988] Concerto Sertanez
[1990] Lua Cheia Lua Nova
[1991] Dos Labutos
[1996] Aguaterra
[1997] Cantoria de Festa
[1998] Um Abraço Pra Ti Pequenina
[2002] Brasileirança
[2004] Nóis é Jeca Mais é Joia
[2006] Estampas Eucalol


"Xangai, um cantor, um artista, um menestrel, um dos maiores poucos gatos pingados e tresloucados sonhadores-de-mãos-sangrentas-contrapontas-afiadas inimigas. Remanescentes que teima guardar a moribunda alma desta terra. Que também vai se atropelando contra a multidão de astros constelados que fulgurantes espargem luz negra dos céus dos que buscam a luz. Lá vai ele recalcitrante e contumás cavaleiro, perdulário da bem querência que deixa a índole dissoluta de um pobre povo que habita o espaço rico de uma pátria que ainda não nasceu(...)"

Casa dos Carneiros, minguante de maio de 1991
Elomar Figueira de Melo




12 comentários:

  1. Abre alas para esta voz inconfundível de XANGAI.
    Valeu "VIOLEIRO DO SERTÃO".

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a visita Wagner, bem-vindo a Quadrada malungo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, belo espaço, bateu uma saudade danada do POEIRA E CANTOS.

    abraços

    Marcus Falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satisfação em tê-lo por aqui, conheci muita gente através do Poeira & Cantos, abraços!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO, MINHA MÃE TÁ QUERENDO, VOU DESCER HOJE À NOITE ESSES ARQUIVOS.... :) UFFA! CONSEGUI EVITAR A TRABALHEIRA DE PROCURAR DISCO POR DISCO NA REDE, TUDO JUNTINHO NO PONTO PRA DOWNLOAD.... VALEW!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! Que maravilha os discos: Acontecivento e Qué Qui Tu Tem Canário, considero como discos clássico da nossa música. Xangai é ótimo! Só podia encontrar disco assim tão bom, aqui.

    ResponderExcluir
  7. Gratidão... Muito grato a este blog. Pela coletânea divinal e a facilidade do download. Abraço forte ao idealizador. Grato por deixar minha caatinga tão perto, através desta seleção.

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão, tenho que confessar que este blog é uma raridade devido a qualidade do seu conteúdo musical,descobrir por acaso e logo fiquei fascinado.Quero saber como fazer o download dos arquivos

    ResponderExcluir
  9. Precioso demais. Muito obrigado.

    ResponderExcluir