quinta-feira, 3 de abril de 2014

Vital Farias - Discografia


"Eu sou um cidadão do mundo. Não fico só com o violão na mão e minha cantoria", conta o multiartista Vital Farias, que recebeu a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA em sua casa e estúdio, em João Pessoa.

Por isso que, no alto dos seus 70 anos completados nesta quarta-feira, esse paraibano de Taperoá - terra de nomes consagrados como Ariano Suassuna - perambula por várias vertentes das artes, incluindo a música, o teatro e o cinema, além de sua atuação política, onde se candidatou duas vezes para o Senado, obtendo 100 mil votos em 2006. "Eu me considero um senador eleito porque 100 mil votos é uma verdadeira preciosidade".

Mesmo não ocupando uma cadeira em Brasília, Vital Farias mantém sua consciência política. "Vou dizer com muita tristeza que os mandatários do mundo inteiro fracassaram. O povo é ordeiro, quer viver em paz. Não é a população do mundo que está perdida. Quem está perdida são os dirigentes", aponta o paraibano.

"É importante que se diga para saber que o músico não precisa fazer só música. Ele tem que pensar e também aprender a pensar! Fazer música só para dançar, se divertir ou se iludir, Vital Farias não está aí."

Trajetória

"Eu vivi uma ditadura de Vargas, nasci em 1943. Depois, em 1964, peguei uma ditadura militar. Desde esse tempo comecei a exercitar a minha cidadania. O mundo é do tamanho da tua cabeça. Se você só toca violão, só faz música comercialmente, você é daquele tamanho!"

Em Taperoá, Vital, caçula de 14 irmãos, foi alfabetizado através da literatura de cordel. Autodidata, aprendeu violão e participou de vários grupos musicais na capital paraibana, como Os Quatro Loucos, que tocava o repertório dos The Beatles.

Ministrava aula de violão e teoria musical no Conservatório de Música de João Pessoa até se mudar para o Rio de Janeiro nos anos 1970, onde se formou em Música.

"Minha faculdade foi de música erudita. Inclusive hoje está tudo mais aberto. Se você tocasse uma música popular, você era mal visto. Só poderia tocar a clássica", conta Vital, relembrando que, mesmo nessa época, levou para se apresentar na faculdade dois cantadores de viola: Gavião e João de Lima. "Hoje em dia está tudo se absorvido, mas foi preciso brigar".

Em 1978 ele gravou o seu primeiro disco, intitulado apenas Vital Farias. Sua primeira composição gravada foi ’Ê mãe’, em parceria com o saudoso Livardo Alves e gravada por Ari Toledo.

Suas composições se destacam pela criatividade e pelo humor, mesclando o cancioneiro nordestino, sambas de breque, modinhas, xaxados, entre outros ritmos.

Na sua discografia se encontra Cantoria I, com Elomar, Geraldo Azevedo e Xangai. Em 1985, lançou Do Jeito Natural, coletânea com seus maiores sucessos como ’Sete cantigas para voar’ e ’Ai que saudade de ocê’. No mesmo ano, participou do álbum Cantoria II.

Fonte: Jornal da Paraíba - 23/01/2013

Discografia >>> Download

[1978] Vital Farias
[1980] Taperoá
[1982] Sagas Brasileiras
[1985] Do Jeito Natural
[2002] Uyraplural


9 comentários:

Érica disse...

Vital Farias!
<3

Unknown disse...

Obrigado amigo!

Lia Araujo disse...

procuro uma canção chamada rito de comunhão ,se aguem conhecer por favor poste no YouTube ou facebook

Geampara disse...

Que beleza isso tudo! Musica brasileira de verdade! Muita Gratidão!

emilio ribeiro disse...

valeu pelo post pessoal do Blog! Mais uma pérola da MPB pra se conhecer.

Unknown disse...

show,show,showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

edson disse...

Obrigado mais uma vez violeiro do sertão, consegui recuperar essas raridades.

modern music disse...

Blog excelente. A verdadeira Música Brasileira nunca esteve tão viva. Parabéns!

Unknown disse...

não encontrei o "do jeito natural" no youtube, lembrei logo de vcs, sabia que ia encontrar aqui <3 o trabalho de vocês é incrível, amo esse blog! muito obrigada!!!!

Postar um comentário