sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A Barca - Discografia


A Barca é um grupo de músicos de São Paulo que nasceu em 1998 de uma reunião de amigos em torno de idéias como viagem, música popular, Brasil e Mário de Andrade. Desde o seu inicio, A Barca trabalha com a pesquisa e a movimentação da cultura popular brasileira, realizando um trabalho abrangente de criação de espetáculos, documentação, arte-educação e produção cultural, partindo da reflexão sobre o fazer artístico e suas responsabilidades estéticas e sociais.

A primeira viagem a campo do grupo foi em 1999 pelo projeto Universidade Solidária, quando a Barca passou por sete cidades do Pará e Maranhão, estabelecendo os primeiros diálogos culturais com grupos destas cidades, como o carimbó de Santarém Novo (PA), a Tenda S.José em Pirapemas (MA) e a Casa Fanti-Ashanti em S.Luis.

Em maio de 2000 o grupo lançou seu primeiro CD Turista Aprendiz pelo selo CPC-Umes. Em 2002, seu segundo CD, Baião de Princesas, foi gravado em parceria com a Casa Fanti-Ashanti, enfocando o repertório tradicional de um ritual específico dessa casa. A Barca realizou o projeto Trilhas, apoiado pelo PAC e pela Votorantim, visitando cidades de Minas Gerais, S.Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul com shows, oficinas e exibições dos documentários do grupo.


De dezembro de 2004 a fevereiro de 2005, o grupo viajou mais de 10.000 km por nove estados brasileiros, do Pará a S.Paulo, realizando o projeto Turista Aprendiz, selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural. Além de movimentar a cultura local oferecendo opções de educação e entretenimento com a realização de shows e oficinas, o grupo registrou cerca de 40 comunidades ou artistas da tradição popular, em quilombos, aldeias indígenas, periferias de grandes capitais, pequenas cidades ribeirinhas, litorâneas e sertanejas. Os shows e gravações foram realizados nos mais diversos espaços e situações e foi reunido um acervo com 300 horas de áudio e vídeo e 6 mil fotos.

Em 2006, o grupo lançou a caixa Trilha, Toada e Trupé, com três CDs e um DVD documentário, frutos do projeto Turista Aprendiz. Essa caixa reúne o melhor dos registros, em dois CDs dedicados aos grupos e artistas regionais. O terceiro CD traz gravações da Barca em estúdio e faixas ao vivo gravadas nos shows da viagem com participações desses grupos. Por fim, o DVD Turista Aprendiz apresenta a experiência toda da viagem num registro poético guiado mais uma vez por Mário de Andrade. Os shows de lançamento desta caixa aconteceram em 7 cidades do Nordeste, Rio de Janeiro e S.Paulo, reunindo alguns dos grupos registrados em temporadas de shows, cortejos e oficinas.

Em 2007, a Barca lançou a Coleção Turista Aprendiz com 7 CDs e 7 documentários em curta metragem finalizados a partir do acervo do projeto Turista Aprendiz pelo Selo Cooperativa. A caixa exibe ao público o rico repertório artístico de 7 comunidades registradas pelo projeto. Além desses registros, os laços estabelecidos com as comunidades trouxeram resultados transformadores como a criação de Pontos de Cultura, registros e acervos próprios, revitalização e visibilidade dos grupos e capacitação de produtores culturais.


Discografia >>> Download

[2000] Turista Aprendiz
[2002] Baião de Princesas
[2006] Trilha, Toada e Trupé
[2007] Coleção Turista Aprendiz


6 comentários:

Maga disse...

Muito obrigadoooo!

Seraph disse...

Conhecendo a banda agora... <3

Seraph disse...

Pena que o Mediafire limita o Download... Espero que mude de servidor um dia..

--- disse...

Muito agradecido.

Carlos Souza disse...

Excelente iniciativa, porém arquivos de 128 kbps não condizem com a beleza do repertório...

Bruno disse...

Muitíssimo obrigado! Estava procurando essas obras há tempos.

Postar um comentário