sábado, 7 de fevereiro de 2015

Lydia Hortélio - Discografia


A cultura de um povo vai se transformando, se modificando e captar a essência desta cultura é uma arte... Arte esta, feita muito bem por Lydia Hortélio, uma das maiores pesquisadoras, atualmente, de canções tradicionais e de brincadeiras cantadas brasileiras. Dizem que quem conhece a Lydia tem vontade de voltar a infância e ficar lá, só relembrando brincadeiras e a doçura deste tempo que passou.

No disco Ô, Bela Alice... você ouvirá o registro de sua pesquisa da música tradicional da infância no sertão da Bahia do começo do século vinte, junto de sua Tia Alice que na época que foi criado o CD (2004) tinha 98 anos. Muitas foram conhecidas e modificadas aqui no sul, mas a origem é a mesma – dos colonizadores portugueses, dos escravos africanos e das brincadeiras cantadas indígenas. Isso tudo se misturou e foi lá ficando na memória.


Estas cantigas, recolhidas pela pesquisadora Lydia Hortélio são carregadas do húmus da infância, de uma raça mestiça e dos múltiplos arquétipos de nossa cultura. São uma oportunidade de redescobrirmos nossas origens e nos sabermos crianças brasileiras!

Discografia >>> Download

[2002] Abre a Roda Tindolelê
[2004] Ô, Bela Alice...

2 comentários:

Anônimo disse...

Coisa linda...
... Que bom que o Blog ainda vive!!!

Dezembro de 2017

Vila S. Benedito disse...

bonito demais!!!!!!

Postar um comentário