domingo, 29 de março de 2015

Cátia de França - Discografia


Foi professora de música e em meados dos anos 70 começou a fazer composições com o poeta Diógenes Brayner. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde travou contato com outros artistas nordestinos que logo em seguida iriam chegar ao sucesso, como Sivuca, Zé Ramalho, Amelinha e Xangai. Em 1975 teve uma composição na trilha sonora do filme "Cristais de Sangue". Em 1978 Amelinha gravou sua composição "Coito das araras" no LP "Frevo Mulher". Gravou o primeiro LP, 20 Palavras Ao Redor do Sol", em 1979 pela CBS, no qual gravou sua composição mais famosa, "Kukukaya (Jogo da asa da bruxa)", também gravada no mesmo ano por Elba Ramalho no LP "Ave de Prata".

Em 1980 gravou o segundo LP, "Estilhaços", que traz a participação especial de Clementina de Jesus na faixa "Meu boi surubim" (Cátia de França). Nesse ano participou do Projeto Pixinguinha, se apresentando ao lado de Jackson do Pandeiro. Em 1983 Cátia de França trabalhou na trilha sonora do Filme "Paraíba, Mulher Macho", da cineasta Tizuka Yamasaki. O terceiro LP, "Feliz Demais", foi lançado em 1985. Em 1990 a cantora fixou residência na Paraiba, onde é membro da ONG e do Projeto Malagueta, que tem como finalidade a preservação e divulgação do acervo cultural paraibano. O quarto LP, "Avatar", foi gravado em 1998. Em 2005 gravou o CD "Cátia de França Canta Pedro Osmar", mas este não foi lançado comercialmente.



Cátia de França também escreveu alguns livros, "Zumbi em Cordel", o infantil "Falando de Natureza Naturalmente", "A Peleja de Lampião Contra a Fibra Ótica" e "Manual da Sobrevivência". Em 2006 recebeu em reconhecimento por sua contribuição para a arte e cultura da Paraíba, a medalha Augusto dos Anjos da Assembleia Legislativa do Estado. Em 2007 recebeu o Prêmio de Maestra das Artes, também concedido pelo Governo do Estado da Paraíba. Em 2012 Cátia lançou o CD independente "No Bagaço Da Cana - Um Brasil Adormecido".


Discografia >>> Download

[1979] 20 Palavras ao Redor do Sol
[1980] Estilhaços
[1985] Feliz Demais
[1986] Olinda (Indisponível)
[1996] Avatar
[2005] Canta Pedro Osmar
[2012] No Bagaço da Cana - Um Brasil Adormecido


6 comentários:

R!CARDO disse...

Demais, demais! Por acaso tu não consegue os scans do "20 palavras"? gracias, brigadão

Alex Romano disse...

Muito Obrigado!

Anônimo disse...

Muitíssimo obrigado!

Um abraço, Dark Avenger

Paulo Horta disse...

Lindo demais. A música Ponta do Seixas é simplesmente um poema de extremo bom gosto.

Paulo Horta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Rocha disse...

Muito obrigado!!

Postar um comentário