terça-feira, 1 de maio de 2018

Biu Roque - Hoje a Noite é Maior [2018]



A música de Biu Roque é celebrada em um disco inédito, o primeiro solo da carreira do mestre de Cavalo Marinho, que faleceu em 2010, aos 76 anos. "A Noite Hoje É a Maior" está sendo lançado pelo selo Garganta Records no YouTube. Com produção de Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa e Missionário José, o álbum foi gravado entre janeiro e abril de 2009, no estúdio Fábrica no Recife.

"Muita gente tem me perguntado porque o disco levou quase 10 anos pra estar no mundo. Tenho respondido que esse disco é da ordem do tempo; do que anda sem esforço, do que só anda quando a gente empurra e faz força, muita força; e do quanto que tivemos que aprender a saber esperar o tempo girar, na mesma medida que precisamos aprender e entender quando somos nós que precisamos fazê-lo andar", contou Alessandra, em post no Facebook.

"Ele tinha 50 anos de música, mas esse disco como ele é talvez não pudesse ter sido feito antes, porque nasceu da união dessas pessoas. Chegar nesse formato de arranjo, com ele tocando à vontade, parece uma besteira, mas na configuração do mercado musical do nordeste do Brasil não é um negócio tão simples", explicou o violonista Caçapa em entrevista à revista Bravo.


O ex-cortador de cana, que faria 84 anos nesta semana, gravou com amigos e familiares, como uma celebração, mesmo estando longe do "terreiro", como explicou Caçapa. A "festa" teve a participação do filho de Biu Roque, Mané Roque, além de Cosmo Antônio - com Biu Roque tocava na Fuloresta do Samba, banda que acompanha Siba - que, aliás, também dividiu os vocais com o mestre em uma faixa do disco.

"A Noite Hoje É a Maior" tem voz da cantora paulistana Renata Rosa, de Alessandra Leão, além do próprio Caçapa, que também tocou viola de 10 cordas. Luiz Paixão e Juliano Holanda participaram na rabeca e na guitarra, respectivamente.

São 12 faixas, todas com músicas tradicionais, como "Pé de Lírio", "Corto Cana, Amarro Cana / Eu Pisei na Cana Verde", adaptadas pelo próprio Biu Roque. "Enfim, a música de Biu Roque está no mundo onde sempre esteve e é pra estar desde sempre! Tomara que mais e mais gente conheça a imensidão que a música de Biu Roque segue sendo", finaliza Alessandra.

Fonte: Repórter PB

Biu Roque - Hoje a Noite é Maior [2018]


01. Pé de Lírio
02. Maria Leonor
03. Motor de Goiana
04. Corto Cana, Amarro Cana / Eu Pisei na Cana Verde
05. Carneiro Deu
06. Cauã
07. Os Amoroso do Poço do Quebra-Mar
08. Maria Pequena
09. Ô Iaiá
10. Bombo Gemedor
11. Ô Rio, Cadê Riacho?
12. Azul Estrelado

Disco >>> Download


12 comentários:

Paulo Horta disse...

Parabéns e muita gratidão pela postagem. Que seja a primeira de muitas outras que estarão por vir.

Paulo Horta disse...

A primeira após o longo tempo sem postar. Obrigado.

Unknown disse...

Por favor, não deixem essa página morrer, esse acervo é uma pérola.
Parabéns pelo trabalho minucioso de resgate e divulgação!

Wilson Ossoguju disse...

Que bom!!! Você tá vivo! Quadrada dos Canturis é o bicho!!!

Marcelo Cardoso disse...

Concordo com o Wallace, o acervo do quadradadoscanturis é de uma "rareza" e importância únicas num "universo internético" tão poluído e mal cuidado...

Nirton Venancio disse...

Caro, somente hoje descobri seu blog, à procura de discos de Luiz Tatit. Que maravilha sua página! A boa música brasileira lhe agradece.

JOHANN BREHMER disse...

foi gravado no estúdio Fabrica, né? sei...

Diego Nave disse...

Conheci o blog pesquisando pelo Coco de Arco Verde, e obrigado pelo acervo!

Unknown disse...

que trabalho maravilhoso de vcs. muito obrigado

Carla disse...

Sou fã da página desde muito e fico na torcida para que haja novas postagens! :)

Paloma Mendes disse...

seu blog é um baú de tesouros! parabéns!

Unknown disse...

Obrigado por todo esse acervo!!!
Riquíssimo e de uma importância imensurável pra nossa cultura!

Postar um comentário