quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

João Bá - Discografia


Nascido na cidade de Crisópolis, sertão baiano, João Bá carrega em suas veias o talento artístico de muitos de seus conterrâneos. Poeta, ator, compositor e cantador, dos bons, desde os 12 anos. Tem mais de 200 músicas, sendo que muitas delas foram gravadas por artistas de primeira grandeza no cenário musical do País, por exemplo, Diana Pequeno, Dércio Marques, Marlui Miranda, Almir Sater e o lendário Hermeto Paschoal.

Desde 1966 ele se apresenta em shows e festivais em universidades de todo o Brasil. Pode-se destacar o Festival da TV Tupi com a música "Facho de Fogo", uma parceria com Vidal França e defendida por Diana Pequeno. Paralelamente a sua carreira musical Bá trabalha como ator treatral e cinema, tendo atuado no épico filme Lampião, como ator e compositor da trilha sonora. Para TV, em 1984 escreveu o especial "Cercanias de Canudos" exibido pela TV Cultura de São Paulo, e foi considerado o melhor seriado do ano. Já em 1985 apresentou "Casa de Cantadores", na mesma TV Cultura, e arrebatou sucesso de crítica e audiência. No ano seguinte, Bá, gravou para um canal de televisão francesa o especial "Casa de farinha".

Trabalhos

O seu primeiro disco foi "Carrancas" e contou com participação de Hermeto Paschoal, Oswaldinho do Acordeon, Toninho Carrasqueira entre outros. O projeto gráfico do disco foi desenvolvido pelo "mago" Elifas Andreato. Participou do Festival de Teatro do Sesc Consolação, e ganhou os prêmios "Melhor Trilha Sonora e Figurino" com o espetáculo "Marrueiro". Entre suas parcerias com Almir Sater, compuseram a trilha sonora do especial "Corpo e Alma" sobre o Pantanal Matogrossense. Foi convidado a escrever um livro denominado "Natal na Cultura Popular" para Fundação Roberto Marinho, General Motors e Sesc do Carmo,[SP] tendo sido distribuído cerca de 30 mil exemplares.



Anos mais tarde, João Bá gravou dois dos melhores discos já feito no Brasil, obras indispensáveis para estudiosos da cultura popular brasileira e para quem tem bom gosto: "Carrancas II" e “Ação dos Bacurais Cantantes", que foram indicados pelo MEC [Ministério da Educação e Cultura] na Cartilha de Referência Curricular Nacional Para Educação Infantil - vol. 3'. Em 2003, ele lança outro trabalho, mais uma obra prima, desta vez comemorativa aos 50 anos de carreira musical.

Já em 2004, surge com mais uma obra referência "Pica Pau Amarelo", uma produção primorosa de versos, música e arte gráfica, com encarte luxuoso de Elifas Andreato. A obra contou com participações especiais como por exemplo Antônio Pereira e Daniela Lasalvia e Pereira da Viola. É uma das melhores obras de Bá. O artista e cidadão santitsa tem participado de alguns programas de televisão entre os quais, "Senhor Brasil" apresentado pelo prestigioso Rolando Boldrin, na TV Cultura. Nos shows, sempre bem acompanhado, geralmente, conta com os músicos Lila [voz e violão], Julian Tirado [violão e voz] e Nana Correia [perscussão e voz], e o próprio João Bá, voz e violão. É sempre um momento muito especial assistir o show deste artísta.

Fonte: Agência FM

Discografia >>>Download

[1994] Carrancas I-II
[1997] Ação dos Bacuraus Cantantes
[2003] Pica-Pau-Amarelo
[2004] 50 Anos de Carreira
[2005] Aruanã - Amigos da Orchestra do Mundo
[2010] Amigo Folharal
[2013] Cavaleiro Macunaíma





7 comentários:

Danielle Araújo disse...

Maravilha, cumade!

Anônimo disse...

Cara Dassanta, obrigado por compartilhar a obra de João Bá, este compositor (e ser humano) maravilhoso. Gostaria de saber quem canta cada uma das músicas do disco Cavaleiro Macunaíma. Você poderia fazer esta caridade?
William

Dassanta disse...

Saudações William! O link foi atualizado com o encarte completo do disco. Basta fazer o download para obter as informações do trabalho. Abraços!

Anônimo disse...

Muito obrigado por disponibilizar o encarte do disco!!!

William

TERRA BRASILIS 2 disse...

simplesmente lindo, joao ba é icone para mim.obrigado

Vilmar de Oliveira disse...

Bom dia, você tem disponível as discografias para serem compartilhadas?

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo trabalho, mas os álbuns [2005] Aruanã - Amigos da Orchestra do Mundo e [2010] Amigo Folharal, não estão disponíveis.

Postar um comentário