domingo, 18 de janeiro de 2015

Taiguara - Discografia


Taiguara Chalar da Silva (Montevidéu, 9 de outubro de 1945 — São Paulo, 14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositor brasileiro nascido no Uruguai durante uma temporada de espetáculos de seu pai, o bandoneonista e maestro Ubirajara Silva.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1949 e para São Paulo, posteriormente, em 1960. Largou a faculdade de Direito para se dedicar à música. Participou de vários festivais e programas da TV. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Autor de vários clássicos da MPB, como Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Geração 70 e Que as Crianças Cantem Livres; entre outros.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na história da MPB, tendo 68 canções censuradas e escreveu uma, Cavaleiro da Esperança, em homenagem a Luís Carlos Prestes. Os problemas com a censura eventualmente levaram Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra em meados de 1973. Em Londres, estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.



Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara com Hermeto Paschoal, participação de músicos como Wagner Tiso, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Jacques Morelenbaum, Novelli, Zé Eduardo Nazário, Ubirajara Silva e uma orquestra sinfônica de 80 músicos. O espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar em poucos dias. Em seguida, Taiguara partiu para um segundo auto-exílio que o levaria à África e à Europa por vários anos.

Quando finalmente voltou a cantar no Brasil, em meados dos anos 80, não obteve mais o grande sucesso de outros tempos, muito embora suas músicas de maior êxito tenham continuado a serem relembradas em flashbacks das rádios AM e FM.

Morreu em 1996 de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer na bexiga.

Fonte: Wikipédia

Discografia >>> Download

[1965] Taiguara!
[1966] Crônica da Cidade Amada
[1966] Primeiro Tempo 5x0
[1968] O Vencedor de Festivais
[1969] Hoje
[1970] Viagem
[1971] Carne e Osso
[1972] Piano e Viola
[1973] Fotografias
[1974] Let The Children Hear (Indisponível)
[1975] Imyra, Tayra, Ipy
[1981] Porto de Vitória / Sol do Tanganica (Indisponível)
[1984] Canções de Amor e Liberdade
[1994] Brasil Afri
[2014] Ele Vive

10 comentários:

Aasgeier disse...

Muito obrigado pela boa música.

Felipe de Oliveira disse...

Muito obrigado!

Pedro Dalbianco disse...

muito obrigado!

Hare Pássaro disse...

eu reverencio vosso trabalho inestimável de resgate discográfico de artista tão originais. Agradecido!
e o Let The Children Hear tem alguma chance de se disponibilizar?

Edvaldo Guerra Jr disse...

Muito obrigado!!!

mingau2009 disse...

musicas que elevam a alma!! obgd por arquivar estes discos! :)
"a vida é uma estrada e faz chegar" Momento do amor - Carne e Osso

Fernando Melo disse...

Muito Obrigado, excelente trabalho...

Andre Sampa disse...

trabalhos de qualidade. Isso se deve a sua dedicação. Obrigado pelos ups. Visite meu blog www.estantedosom.blogspot.com.br

Fabricio disse...

Muito obrigado camarada !

b r a i n ストーム disse...

O site está de Parabéns .

Postar um comentário