domingo, 21 de junho de 2015

Belchior - Discografia


Nascido na cidade de Sobral, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior, teve uma infância simples, de menino do interior, como ele próprio gosta de descrever, porém, a Sobral da sua meninice era uma cidade repleta de sons, cores e poesia, que iluminariam seu imaginário por toda a sua trajetória. Alguns deles, dentro da sua própria família, como de seu pai, que tocava sax e flauta, e de sua mãe que, cantava no coro da igreja local.

Belchior conta que havia na cidade uma rádio que se espalhava por todos os cantos, através das então conhecidas radiadoras (alto-falantes cônicos que lembram um megafone e eram usados para propagar o som pela cidade). Além disso, Bel, como gosto de me referir ao poeta, adorava admirar as pinturas das igrejas (Sobral tem muitas) e correr atrás das bandas de música, tradicionais grupos musicais do Nordeste, compostos por sopros e percussão, que ainda resistem ao tempo nas cidades do interior.

Mudando-se para Fortaleza a fim de continuar seus estudos, o artista acabou por ingressar no Liceu do Ceará, de onde sairia para um Mosteiro, em Guaramiranga – CE, e de lá para a faculdade de Medicina, em Fortaleza. Somente por essa época, Belchior teria contato com o movimento artístico que efervescia na cidade e de onde sairiam nomes como Fausto Nilo, Fagner, Ednardo, Rodger, Cirino e outros tantos. E foi ali, com aquele grupo de novos amigos, que ele viu pela primeira vez a possibilidade de compartilhar sua arte com outros colegas.

Em meio à criativa boemia fortalezense do início dos anos 70, o jovem cantor resolveu largar a faculdade de Medicina e encarar a “vida de artista”, mudando-se para o Rio de Janeiro em 1971. Quando venceu o supracitado Festival Universitário, teve compactos lançados em 1971 e 1973, e em 1972, sua canção “Mucuripe”, em parceria com Fagner, foi lançada por Elis num compacto. Seu primeiro Long Play, Mote e Glosa, no entanto, só seria lançado em 1974.

Apesar das conquistas, o nome de Belchior só ganharia grande notoriedade com o lançamento de Falso Brilhante, em 1976, disco antológico de Elis Regina em que ela interpretava, de forma visceral, “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”. Esse foi o LP mais importante da carreira de Elis, um registro em estúdio de parte do repertório do seu espetáculo musical de maior repercussão.



Com o sucesso das composições de Belchior na voz de Elis Regina, a Polygran lançaria, em agosto de 1976, o disco que viria a ser um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira, e após 39 anos, Alucinação, de Belchior, ainda ecoa várias canções por rádios, TVs, shows e regravações em todas as partes do Brasil. Canções como “A Palo Seco”, “Apenas Um Rapaz Latino Americano”, “Como Nossos Pais”, “Fotografia 3x4”, “Alucinação” e todo o restante do disco, se tornariam verdadeiros hinos, entoados nos shows de Belchior por toda sua carreira.

Sem sombra de dúvidas, Belchior é um dos maiores compositores de todos os tempos da nossa música popular, as sutilezas poéticas de sua obra são encantadoras, emocionam e gozam de uma liberdade que, por vezes, podem ser comparadas às genialidades de Fernando Pessoa e Bob Dylan. Se Bel queria mesmo que seus versos, feito faca, cortassem a nossa carne, ele conseguiu. Porque a juventude do nosso coração é perversa e nos faz sofrer, perceber que “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Nesse mundo, é difícil não querer o a cabeça pensa, querer o que a alma deseja, e enxergar que “a vida inteira está naquela estrada, ali em frente”.

Resta-nos saber quais versos Belchior ainda guarda para nós “sob as dobras do blusão”. Que discos tem ouvido? Com que pessoas tem conversado?

Ele é “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”, mas soube compreender e cantar, como poucos, a nossa solidão, o nosso som, a nossa fúria e a nossa “pressa de viver”.

Viva, Belchior!

Fonte: Brasil 247

Discografia >>> Download

[1971] Compacto
[1974] Mote e Glosa
[1974] Um Concerto a Palo Seco
[1976] Alucinação
[1977] Coração Selvagem
[1978] Todos os Sentidos
[1979] Era Uma Vez Um Homem e Seu Tempo
[1980] Objeto Direto
[1982] Paraíso
[1984] Cenas do Próximo Capítulo
[1986] Um Show - 10 Anos de Sucesso
[1987] Melodrama
[1988] Elogio da Loucura
[1990] Trilhas Sonoras
[1991] Acústico
[1992] Carrero
[1993] Baihuno
[1993] Personalidade
[1995] Um Concerto Bárbaro
[1996] Vicio Elegante
[1999] Auto Retrato
[2002] Pessoal do Ceará
[2008] Sempre

33 comentários:

Anônimo disse...

Gênio da raça, o Bel. Parabéns a esse espaço maravilhoso.

Rubens 0303 disse...

Tem link bloqueado lá em ,dá uma olha nisso depois por favor.Grato desde já!

Phillip Falcão disse...

Show!

Lucas Levino disse...

Obrigado por disponibilizar, Belchior é fantástico.

jgs1976 disse...

obrigado, estava procurando há tempos

OLDRIVG disse...

Os links dos álbuns dos anos de 1976, 1979, 1980, 1982 e 1992, estão bloqueados. Há como desbloqueá-los. Obrigado pelos liberados.

Josué Douglas dos Santos disse...

Maravilha amigo, mas só consegui baixar os 5 primeiros, porque o restante já pede pra digitar um tal código "Captcha"....não entendo isso, como faço pra baixar o restante ? Valeu

Andre disse...

digita o código q esta ao lado, os numeros e letras q aparecem meio embaçados, boa sorte

Unknown disse...

Eternamente grato por essas preciosidades. parabéns amigo.

coruja disse...

Valeu! O álbum auto retrato não tá mais disponível :( pode olhar o que é?

william disse...

Cara nota 1000, estou conhecendo esse gênio aos poucos, me ajudou muito. Vlw

Unknown disse...

Hoje em dia tá dificil de encontrar algo realmente "limpo" pra download. Muito obrigado pela contribuição a o eulirico nosso.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu Blog é simples, direto e correto.

Unknown disse...

Pede senha pra abrir, valeu de nada!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo acervo. Consegui baixar todos os CDs. Para quem está recebendo a mensagem de arquivo bloqueado, comprar música "tal" na amazon ou "access denied", é só aguardar um pouco e tentar novamente que uma hora dá certo. Essa mensagem ocorre quando o servidor está sobrecarregado.

Rafael disse...

Parabéns pelo acervo e pelo projeto. Sou músico e estou aprofundando a pesquisa no Belchior, estou com um projeto novo em que eu toco só Belchior. Tive ensaio agora dia 29/04, e quando acordo no dia seguinte, fico sabendo a triste notícia da partida de um dos maiores compositores da musica popular brasileira...

Unknown disse...

Belchior absoluto! Um dos maiores poetas que já pisou nessa Terra!!

Unknown disse...

Belchior - Discografia

Anônimo disse...

Obrigada pela postagem. Tem 3 dos disco que não deu certo 1980 1982 1999.

Unknown disse...

Obrigado por nos disponibilizar esse conteúdo magnífico.
Parabéns meu jovem!

DEU NA TELHA! disse...

DEMAIS O BLOG MESTRE!!! TERIAS AÍ A DISCOGRAFIA OU ALGUMA COISA DO ALMIR SATER?
UM FORTE ABRAÇO!

DANILO COLOMBARI CDS DISCOGRAFIAS FILMES SERIES disse...

OLA.. EU GOSTARIA DA DISCOGRAFIA DO MATO GROSSO E MATHIAS CESAR MENOTTI E FABIANO E ZECA PAGODINHO
SERA QUE CONSEGUE PRA MIM ? SE ALGUEM TIVER ME CHAMA NO ZAP 016993781753 AGRADEÇO

DANILO COLOMBARI CDS DISCOGRAFIAS FILMES SERIES disse...

OLA EU TENHO A DISCOGRAFIA INTERIA DO ALMIR SATER.. ENFIM . TENHO MAIS DE 150 DISCOGRAFIAS SALVAS NO HD .. MEU ZAP 016993781753 ABÇS

ONAI ONAI disse...

Muito bom! Obrigado por disponibilizar essa discografia!

Unknown disse...

OBRIGADO PELO BELO ARQUIVO DE VOZES DA NOSSA MPB!
PARABÉNS!!!

The book is on the table! disse...

Sensacional! Muito obrigado por nos oferecer todas estas maravilhosas informações.

Unknown disse...

Belchior - As Várias Caras de Drummond (2004) ouvi no youtube hoje

https://www.youtube.com/watch?v=qDZnyJdrgUs

Sheldon disse...

Maravilhoso

Unknown disse...

Um verdadeiro poeta urbano. Paralelas, apenas um rapaz latino americano fazendo crônicas urbanas da melhor qualidade.

Lucas Levino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Israel Alves disse...

Se puder, posta a discografia do Toquinho também.

Anônimo disse...

Eu quero morar nesse blog!

Anônimo disse...

Belchior é incrível. Obrigado por compartilhar

Postar um comentário