domingo, 21 de agosto de 2022

O Auto da Catingueira - DVD [2011]


O Auto da Catingueira representa uma das obras mais importantes da carreira de Elomar Figueira Mello. Difundido através de suas canções, que são tocadas ininterruptamente há mais de 30 anos, nunca havia sido montado em palco. Agora, nos dias 16 e 17 de abril, no Palácio das Artes, o público finalmente poderá ver em cena teatral a riqueza e a poética de Elomar.

A montagem tem a direção geral de Elomar, que participa do espetáculo, direção artística de João das Neves, direção musical de João Omar, filho de Elomar e a participação do Grupo Giramundo. O elenco musical, de primeira linha, conta com participantes originais do disco: Xangai (Cantador do Nordeste), Dércio Marques (Chico das Chagas, tropeiro), Marcelo Bernardes (flauta). Saulo Laranjeira será o narrador. A cantora Luciana Monteiro é Dassanta. Ocelo Mendonça faz o violoncelo e João Omar, o violão. 16 bonecos criados pelo Giramundo com diversas técnicas entram em cena, misturando-se ao elenco e criando um clima de absoluta magia. Será gravado um DVD ao vivo.

A ideia surgiu do produtor Mario de Aratanha e do cantador Xangai, principal divulgador das canções de Elomar, quando da gravação do DVD do intérprete há 5 anos atrás. De lá para cá, Aratanha e Jeanne Duarte (Cineviola), Marcela Bertelli (DUO Informação e Cultura) e Leticia Bertelli, produtores que já haviam trabalhado a obra do compositor em outros projetos, uniram esforços para conseguir realizar a montagem inédita completa e sua gravação em DVD. A Duo Editorial, de Marcela, por exemplo, publicou o cancioneiro do compositor em partituras em 2008 e a ex-gravadora de Aratanha (Kuarup) lançou os discos de Elomar em CD.

Comemorando os 40 anos da escrita do Auto da Catingueira, a Eletrobras, por meio de edital público, aprovou o projeto para patrocínio.

Fonte: Release - Auto da Catingueira

DVD >>> Download

5 comentários:

Anônimo disse...

Extraordinária postagem. O DVD O Auto da Catingueira é uma obra prima do mestre Elomar. Diariamente acesso o Quadrada dos Canturis e que grande e agradável surpresa que verifiquei essa postagem, depois de tanto tempo. Obrigado.

Luiz Gomes disse...

Boa noite. Não conhecia esse maravilhoso trabalho. Parabéns pela excelente matéria.

samirtuffy disse...

só agradecendo

Anônimo disse...

Uhu! Que bom!

Anônimo disse...

Maravilhosa postagem, valeu muito!

Postar um comentário