sábado, 29 de março de 2014

Xangai [Eugênio Avelino] - Discografia


Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia.

Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista.

Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, de onde recebeu a influência que o tornou um cantor sertanejo. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico.

No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecivento", com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta MataSerenou. Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira. É considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor classificado como erudito por muitos.

Em 1999 foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração. Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.

Fonte: Antonio Ateu

Discografia >>> Download

[1976] Acontecivento
[1980] Parcelada Malunga
[1981] Qué Qui Tu Tem Canário
[1984] Mutirão da Vida
[1984] Cantoria 1
[1984] Cantoria 2
[1986] Xangai canta Cantigas, Incelenças, Puluxias e Tiranas de Elomar
[1988] Concerto Sertanez
[1990] Lua Cheia Lua Nova
[1991] Dos Labutos
[1996] Aguaterra
[1997] Cantoria de Festa
[1998] Um Abraço Pra Ti Pequenina
[2002] Brasileirança
[2004] Nóis é Jeca Mais é Joia
[2006] Estampas Eucalol


"Xangai, um cantor, um artista, um menestrel, um dos maiores poucos gatos pingados e tresloucados sonhadores-de-mãos-sangrentas-contrapontas-afiadas inimigas. Remanescentes que teima guardar a moribunda alma desta terra. Que também vai se atropelando contra a multidão de astros constelados que fulgurantes espargem luz negra dos céus dos que buscam a luz. Lá vai ele recalcitrante e contumás cavaleiro, perdulário da bem querência que deixa a índole dissoluta de um pobre povo que habita o espaço rico de uma pátria que ainda não nasceu(...)"

Casa dos Carneiros, minguante de maio de 1991
Elomar Figueira de Melo




12 comentários:

wagner lima disse...

Abre alas para esta voz inconfundível de XANGAI.
Valeu "VIOLEIRO DO SERTÃO".

Violeiro do Sertão disse...

Agradeço a visita Wagner, bem-vindo a Quadrada malungo!

poeira e cantos disse...

Parabéns, belo espaço, bateu uma saudade danada do POEIRA E CANTOS.

abraços

Marcus Falcão

Violeiro do Sertão disse...

Satisfação em tê-lo por aqui, conheci muita gente através do Poeira & Cantos, abraços!

poeira e cantos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Mosso disse...

OBRIGADO, MINHA MÃE TÁ QUERENDO, VOU DESCER HOJE À NOITE ESSES ARQUIVOS.... :) UFFA! CONSEGUI EVITAR A TRABALHEIRA DE PROCURAR DISCO POR DISCO NA REDE, TUDO JUNTINHO NO PONTO PRA DOWNLOAD.... VALEW!!

Anônimo disse...

MUITO BOM

Erasmo Sashinaua disse...

Parabéns pelo blog! Que maravilha os discos: Acontecivento e Qué Qui Tu Tem Canário, considero como discos clássico da nossa música. Xangai é ótimo! Só podia encontrar disco assim tão bom, aqui.

Anônimo disse...

Gratidão... Muito grato a este blog. Pela coletânea divinal e a facilidade do download. Abraço forte ao idealizador. Grato por deixar minha caatinga tão perto, através desta seleção.

Felipe de Oliveira disse...

Obrigado!

carlos disse...

Meu irmão, tenho que confessar que este blog é uma raridade devido a qualidade do seu conteúdo musical,descobrir por acaso e logo fiquei fascinado.Quero saber como fazer o download dos arquivos

Marcelo Xavier disse...

Precioso demais. Muito obrigado.

Postar um comentário