sábado, 25 de janeiro de 2014

SaGrama - Discografia


Idealizado para difundir a música popular através de uma linguagem erudita, o SaGrama foi criado pelo professor, compositor e flautista Sérgio Campelo, em 1995, no Conservatório Pernambucano de Música. Com uma formação instrumental acústica, o grupo recebe influência do Movimento Armorial e dos ritmos tradicionais do Nordeste como frevo, baião, caboclinho, etc.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Rabequeiros de Pernambuco [2011]


O rabequeiro, ao lado do repentista, do cantador e do violeiro, integra uma força cultural milenar que foi transplantada para o nordeste brasileiro onde vicejou quase sempre na marginalidade. O tocador de rabeca e a arte de poetizar tangendo o instrumento mistura arabidade, ibericidade e nordestinidade na formação das essências sonoras brasileiras.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Grupo Orange - Raízes Brasileiras [2005]


Em 2003, o maestro Cussy de Almeida criou a sua terceira orquestra, o Grupo Orange, que mescla instrumentos eruditos como violino, violoncelos, violas e flautas a instrumentos populares como rabecas, violas de 10 e 12 cordas, pífanos, zabumbas, berimbaus, violões, bandolins e outros. Essa feliz associação resultou em uma música de concerto, de origem popular e definida, através de formas e estilos enriquecidos por uma brasileiríssima sonoridade: forte, clara, colorida e bela.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Chico Saraiva - Trégua [2004]


Chico Saraiva – Trégua

01 Três Tardes de Lua (Chico Saraiva)
02 Trégua (Chico Saraiva – Luiz Tatit) – voz: Ceumar
03 Incerteza (Chico Saraiva – Luiz Tatit) – voz: Simone Guimarães
04 Ensaio (Chico Saraiva – Manu Lafer) – voz: Ná Ozzetti
05 Baião do Tomás (Chico Saraiva – Luiz Tatit) – vozes Siba and Marcelo Pretto
06 Os Olhos da Manhã (Chico Saraiva – Clóvis Beznos) – voz: Teresa Cristina
07 As Horas (Chico Saraiva – Clóvis Beznos) – voz: Ana Luíza
08 Lagarteando (Chico Saraiva)
09 Aonde Você For (Chico Saraiva – Fausto Nilo) – voz: Luciana Alves
10 Samba Pr’Alê Batucar (Chico Saraiva)
11 Canto Pra Aurora (Chico Saraiva – Juçara Marçal) – com A Barca
12 Antes de Você Me Aparecer (Chico Saraiva – Celso Viáfora) – voz: Ney Mesquita
13 Lua dos Mares (Chico Saraiva – Luís Felipe Gama) – voz: Ana Luíza
14 Conceição (Chico Saraiva)

Disco >>> Download


Ponto BR - Na Eira [2010]


O Ponto BR, que ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2012, como melhor grupo regional, reúne alguns dos principais guardiões da cultura tradicional do Brasil, como o cantador de Boi maranhense, Humberto de Maracanã; o mestre Walter do Maracatu, Estrela Brilhante de Recife; e Dona Zezé de Iemanjá, ekedi e caixeira do divino da Casa Fanti Ashanti, terreiro tradicional de São Luis. Se unem, ao diálogo popular, a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o maranhense Henrique Menezes e o suíço Thomas Rohrer.

Zé Manoel [2010]



Recife, Teatro Santa Isabel.
Magia efêmera no ar, poltronas lotadas e o teatro mais notável do país a espera do grande músico Zé Manoel. Olhos ansiosos e atentos para não perder nenhum lance. Luz, emoção e coração em ação. Com a leveza do rio São Francisco que carrega de berço, Zé arrepiou a plateia de ficar em pé. Difícil aquele que não segurou a vontade de sair cantarolando e dançando no meio do espetáculo. Concerto intimista e ímpar. Canções à flor da pele e com participações espetaculares – vale ressaltar a doce jovem paraibana Soraia Bandeira.

Cia Cabelos de Maria - Cantos de Trabalho [2007]


Renata Mattar viajou por diversas localidades de diferentes regiões do Brasil buscando comunidades que ainda trabalhassem em mutirão e que utilizassem a música na lida. O espetáculo "Cantos de Trabalho" surge a partir das canções registradas em campo.

Na Terra dos Esquecidos - Geraldo Maia, Vinicius Sarmento e Clarisse Fernandes [2013]


O projeto Canções na Terra dos Esquecidos surge de uma parceria entre Pernambuco e Portugal com o objetivo de promover a aproximação de criadores e artistas do mundo ibérico, do Nordeste brasileiro e do Norte de Portugal. Reuniram-se na cidade de Fafe (Portugal), em regime de residência artística, os músicos brasileiros Geraldo Maia e Vinicius Sarmento com a jovem cantora portuguesa Clarisse Fernandes, para dar vida a um projeto de fusão de sonoridades, palavras e imagens que revelam a proximidade cultural dos nossos povos.

Cláudio Rabeca - Luz do Baião [2009]


Luz do Baião tem forte influência do gênero forró das décadas de 1950 e 1960. Com arranjos de Bozó 7 cordas e uma banda composta com grandes músicos do Recife, o disco contem 09 composições de Cláudio Rabeca, juntamente com parceiros do Recife, além da regravação da música “Rei Bantu” de Luiz Gonzaga e Zé Dantas,  “Vagabundo” do Mestre Zé de Teté e “Josué” de Nilton Jr. e Tiné, feita em homenagem à Josué de Castro. Neste disco a Rabeca conversa com a Sanfona, o violão de 7 cordas, o Clarinete e a Flauta Transversal, além de servir de base para a voz.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

João Bá - Discografia


Nascido na cidade de Crisópolis, sertão baiano, João Bá carrega em suas veias o talento artístico de muitos de seus conterrâneos. Poeta, ator, compositor e cantador, dos bons, desde os 12 anos. Tem mais de 200 músicas, sendo que muitas delas foram gravadas por artistas de primeira grandeza no cenário musical do País, por exemplo, Diana Pequeno, Dércio Marques, Marlui Miranda, Almir Sater e o lendário Hermeto Paschoal.