sábado, 7 de junho de 2014

Hélio Contreiras - Esturro da Onça [1991]


Esturro da Onça é prato cheio para os admiradores do autor de Estampas Eucalol, sucesso na voz do cantador Xangai e, segundo o crítico e pesquisador Tinhorão, uma pequena obra prima. 


Jornalista e escritor, compositor e cantador, Hélio Contreiras, a par de sua atividade profissional, sempre esteve ligado à música de raiz. Suas composições já foram gravadas por mais de uma dezena de cantadores e intérpretes. 

Augusto Jatobá, que produziu o LP há 15 anos, é quem melhor define o amigo: Hélio Contreiras é um desses maratonistas que, desde a década de 60, vêm andarilhando por esta vida estradeira, sem fazer concessões aos modismos enganadores, fiel que sempre foi ao seu povo e às suas raízes sertaneja…. 

O album foi gravado em 1991, com as participações especiais dos baianos Elomar, Val Macambira e do próprio Xangai. Além de Estampas Eucalol, o repertório inclui as conhecidas Pulo do Gato, Mutirão da Vida e Corisco e Dadá. 

Baiano de Rio de Contas, Chapada da Diamantina, Contreiras herdou a musicalidade de seu pai, o velho Abílio, que tocava vários instrumentos de sopro e corda. Na família Contreiras de Almeida são inúmeros os músicos, destacando-se entre outros sua filha, a musicista Kátia Almeida, responsável pelos arranjos e direção do excelente Sonho de Criança; o exímio violonista e chorão Augusto Contreiras e o sobrinho Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro de Brasília, que tem disco lançado pela Kuarup (Choro Livre). 

Fonte: Poeiras e Cantos


Hélio Contreiras - Esturro da Onça [1991]

01 Rua da Passagem
02 Os meninos de Bom Jesus
03 Mutirão da Vida
04 Zé Gameleira
05 O Quintal
06 Estampas Eucalol
07 Inté as Porteiras
08 O Esturro da Onça
09 Corisco e Dadá
10 O Pulo do Gato

Disco >>> Download



Um comentário:

Ivone disse...

Boa tarde,
Prezados, parabéns pelo blog, senti falta de Dinho Oliveira e Paulinho Jequié. Eles têm um trabalho lindo também. Abraços!
Whats App Dinho: 11 95840-8246
Whats App Paulinho: 71 9101-3118

Postar um comentário