terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os Quentes da Madrugada - Carimbó [2005]


O Carimbó é a música e a dança tradicional paraense por excelência, cuja manifestação ocorre há mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado. Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades pela oralidade dos mestres populares, afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e amazônida, um componente fundamental da identidade cultural brasileira.

A Irmandade de Carimbó de São Benedito, da cidade de Santarém Novo, apresenta características particulares que a destacam dos demais grupos e comunidades carimbozeiras do estado. Fundada em meados do século XIX, a Irmandade mantém uma tradição extremamente complexa que envolve onze dias ininterruptos de festa, conduzidos pelo lendário conjunto musical “Os Quentes da Madrugada”, reconhecidos nacionalmente como um dos grupos mais tradicionais e autênticos do carimbó paraense.


O conjunto musical Os Quentes da Madrugada, que conduz a festa, é liderado com capricho e rigor por mestres como Dico Boi, Ticó e Zé Pitanga, chamando a atenção pela excelência artística de seu repertório e a precisão de seus músicos e cantores. Formado exclusivamente por lavradores, pescadores e tiradores de caranguejo da própria comunidade, o conjunto utiliza somente instrumentos de percussão produzidos artesanalmente pelos mestres locais, tais como os grandes curimbós escavados em tronco de árvore e encuirados com couro de animais, o rufo (espécie de pequeno tambor de marcação), maracás feitos de cuieiras, o reque-reque feito de bambu, etc. É uma verdadeira música da floresta, orgânica, profundamente ecológica e integrada à natureza e ao modo de vida realmente sustentável dos caboclos da Amazônia.

A ausência de instrumentos de sopro e cordas levou à criação de uma sonoridade única, um baque forte e sincopado conduzido pela voz poderosa dos cantores em um ritmo pleno de harmonia e simplicidade. As cantigas são tão antigas quanto a Irmandade, apresentando uma poesia simples e bela, com letras revelando as conexões existentes entre o trabalho, a natureza, o amor, a fé, a memória histórica, as origens ancestrais... São preciosidades esculpidas pelo tempo e preservadas pela oralidade da comunidade.

Os trajes tradicionais de dança – paletó e gravata para os homens e blusa de manga e saia longa para as mulheres – são adereços que sugerem e propiciam movimentos coreográficos muito particulares e extremamente graciosos aos dançarinos, que impressionam pelo seu virtuosismo. Esses trajes rituais derivam do caráter sagrado do Carimbó da Irmandade, sendo mantidos com rigor por todos os irmãos. A ausência de instrumentos de sopro, a forma de baile com pausas entre as canções para descanso e troca dos pares são características próprias do Carimbó de São Benedito de Santarém Novo.

Mantida na invisibilidade por séculos como a maioria dos grupos tradicionais, no final da década de 1990 a Irmandade começou a atrair o interesse de músicos, pesquisadores e ativistas da cultura popular de várias regiões do país, impressionados pela beleza, força e originalidade de sua tradição de carimbó. Seu inusitado encontro com o grupo paulista A Barca, por exemplo, produziu vários frutos importantes para a comunidade, destacando-se o projeto de gravação do primeiro CD de registro do grupo “Os Quentes da Madrugada”, tradicional conjunto de carimbó da Irmandade, realizado em 2005 com o apoio do Programa Petrobrás Cultural, fato que chamou a atenção da mídia nacional e regional e contribuiu para um maior reconhecimento e visibilidade desta manifestação no cenário cultural.


Fortalecida por essas ações, a Irmandade inicia então um processo de articulação junto a outros grupos e comunidades carimbozeiras em prol da valorização do carimbó em nível local, regional e nacional, tornando-se a principal organizadora da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, uma iniciativa criada em 2006 no espaço do Festival de Carimbó de Santarém Novo e que tem como objetivo o reconhecimento desse importante bem cultural como patrimônio imaterial do Brasil junto ao IPHAN e o Ministério da Cultura. Com o início do processo oficial de registro do Carimbó pelo IPHAN em fevereiro de 2008, atualmente em andamento, o movimento liderada pela Irmandade conquistou visibilidade e respeito inéditos para o Carimbó e seus protagonistas, tendo se tornado uma rede de mestres, grupos e comunidades envolvendo cerca de 30 municípios do Pará, contando com o apoio de vários parceiros em nível regional e nacional.

Atualmente o carimbó em Santarém Novo é reconhecido e assumido como elemento basilar de nossa identidade cultural, tendo crescido sua atratividade sobre as crianças e os jovens do município que hoje buscam conhecer e vivenciar esta manifestação herdada de nossos ancestrais. O número crescente de novos grupos de carimbó, inclusive de crianças e mulheres, é sinal concreto e esperança de continuidade e renovação permanente do gênero no município. A valorização do conhecimento dos velhos mestres, a pesquisa, o registro e a difusão dos variados aspectos da tradição, da música e da dança do carimbó santareense, o nascimento de novos grupos e as experimentações musicais baseadas no ritmo tradicional constitui elementos que podemos identificar como um amplo e verdadeiro movimento cultural popular, cada vez mais forte e dinâmico.



Disco >>> Download

[2005] Os Quentes da Madrugada - Carimbó



Nenhum comentário:

Postar um comentário