domingo, 12 de outubro de 2014

Samba de Coco Raízes de Arcoverde - Discografia


Com influência de elementos das culturas indígena e negra, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde é um retrato da poesia do sertão e do regionalismo nordestino. Formado em 1992 por Lula Calixto e pelas irmãs Lopes, o grupo passou a ser conhecido do público a partir de 1996, quando rompeu as barreiras da pequena cidade de Pernambuco e passou a se apresentar Brasil afora e no exterior. Já se apresentaram na Bélgica, na França e na Itália.

Lula Calixto nasceu em Sertânia, no sertão pernambucano. Chegou à Arcoverde, também na Zona da Mata pernambucana, em 1952, aos oito anos de idade. Ao longo de sua vida, teve contato com vários coquistas, principalmente de Alagoas e do Maranhão.

A sonoridade percussiva do Samba de Coco Raízes de Arcoverde representa o coco trupé, desenvolvido por Calixto a partir de suas vivências musicais, e consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, usados como instrumento percussivo. O xaxado e o samba de roda são outras manifestações presentes na dança e na música do grupo, marcados pelo triângulo, pelo surdo e pelo pandeiro, que dão tônus ao ritmo do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.



Nas letras das canções, a simplicidade e mensagens positivas embalam, de maneira divertida, o som frenético do coco ritmado. O recorte cultural do trabalho autoral é seletivo e original, uma vez que o som produzido e divulgado pelo grupo foge dos padrões estilizados de coco e música nordestina em geral.


Discografia >>> Download

[2000] Samba de Coco Raízes de Arcoverde
[2003] Godê Pavão
[2010] A Caravana Não Morreu


4 comentários:

Anônimo disse...

Irado o blog obrigado :)

Nós disse...

Excelente blog! Continue levando a cultura Pernambucana e nordestina para o mundo. Obrigado!

Ferreira Neto! disse...

Pessoal, tem como reupar estes links?! O mediafire não tá rolando, o Mega é bom!!!

Unknown disse...

Vocês estão de PARABÉNS!

Postar um comentário