segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Jongo da Serrinha - Discografia


O Jongo da Serrinha, em Madureira, é o grupo mais tradicional de dança de batuque no Rio, criado no fim da década de 60 pelo Mestre Darcy e pela Vovó Maria. Moradores da Serrinha - morro de Madureira -, eles transformaram as rodas informais de jongo em ensaios artísticos para preservar a tradição.

Hoje, a jongueira mais antiga da Serrinha é Tia Maria da Grota. Ela e os nove irmãos juntos fundaram a Escola de Samba Império Serrano. Tia Maria desfilou na ala das baianas da agremiação desde criança. É ela quem abre os shows do Jongo da Serrinha, apresentando os tradicionais pontos com oito dançarinos e músicos.

Acompanhada por tambores, surdo, caixa, bangô, cavaquinho, violão de sete cordas e bandolim, a apresentação tem ritmos afroprimitivos e do folclore angolano, como umbandas e vissungos; roda de jongo e sambas da Serrinha e do Império Serrano. Os ensaios costumam acontecer na casa de Tia Maria. No dia 13 de maio, lá tem festa para os pretos velhos, com feijoada e roda de jongo. Toda semana, o Jongo da Serrinha também se apresenta no bar Trapiche da Gamboa.

Em 2000, os jongueiros criaram a ONG Grupo Cultural da Serrinha. Ali são mantidos o Centro de Memória da Serrinha, uma creche e a Escola de Jongo, ponto de cultura com aulas de canto e percussão, dança afro, jongo, circo, teatro, capoeira da Angola, cultura popular e griô. São atendidas 120 crianças e jovens da comunidade, que também se apresentam em rodas de jongo.



Jongo da Serrinha [2002]

01 - Bendito / Pisei na Pedra / Boi Preto / Eu Chorei
02 - Vapor da Paraíba
03 - Guiomar
04 - Caxambu de Sá Maria
05 - Ai Morena / 13 de Maio
06 - Finca Tenda / É de Lorena / Jongueiro Bom
07 - Caxinguelê
08 - Coitado do Zé Maria
09 - Eu num é Doutô / Desaforo / Carneiro tá lá na Serra
10 - Mamãe foi pro Jongo / Papai Subiu o Morro de São José / Maria Sunga a Saia / Eu Tenho Pena
11. Saracura
12. Bana Cum Lenço / Vou Caminhar / Bênção de Deus
13 - Afoxé No Quintal da Tia Maria

Disco >>> Download



Vida ao Jongo [2013]


O disco Vida ao Jongo é dedicado a tia Maria do Jongo, que faz sua participação especial aos 92 anos. O repertório conta com pontos de jongo tirados do seu “caderninho” onde ela anota suas memórias: uma reunião de bambas da música popular carioca em homenagem ao Jongo e conta com a participação especial de grandes nomes como Zeca Pagodinho, Sandra de Sá e Jorge Mautner.

Conhecido também como Caxambu, o Jongo é integrado por percussão de tambores, canto e dança. Presente no Sudeste brasileiro, o Jongo fez o caminho do café e da cana-de-açúcar, praticado pelos negros de origem bantu, trabalhadores escravizados nas lavouras da região.

Nas vozes, as cantoras Deli Monteiro, Lazir Sinval, Luiza Marmello e da jongueira mais antiga da cidade e fundadora do G.R.E.S. Império Serrano, Tia Maria do Jongo conta com a direção musical de Paulão 7 Cordas (violão 6 cordas e arranjador), Adriano Furtado (violão 7 cordas e arranjador), Thiago da Serrinha (bandolim e voz), Hamilton Fofão (cavaquinho e voz ), Pedro Pamplona (flauta), Kiko Horta (acordeom). Nos tambores Anderson Vilmar (tambú), Dilmar José (caxambu), Vinícius Bastos (candongueiro martelo), Alan (candongueiro e efeitos).

Disco >>> Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário