quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

João do Vale - Discografia


João Batista do Vale nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão em 11 de Outubro de 1934. Aos 13 anos foi para São Luís – MA, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi já como compositor de versos. Aos 15 anos foi para o sul do país, parando em diversas cidades e arranjando empregos como garimpeiro, pedreiro, ajudante de caminhão.

Em 1950 chegou ao Rio de Janeiro e empregou-se numa obra de construção civil no bairro de Ipanema. Como já tinha algumas composições, em sua maioria baiões, começou a frequentar as rádios para mostrar seu trabalho.

A partir de então começou a ter suas canções gravadas por grandes ídolos da época, que imortalizaram sua obra, mesmo assim, João do Vale não tinha muito crédito com as gravadoras, tanto que nesse tempo gravou seu primeiro disco, O poeta do povo, em 1965 e só quando Chico Buarque reuniu-se com Fagner e com o produtor Fernando Faro em 1981 para que o compositor gravasse o segundo disco da sua carreira, com o primeiro time da MPB como convidado.


Quem quiser se aprofundar mais em sua vida e sua obra, vale a pena dar uma olhada na biografia de João do Vale: Pisa na Fulô Mas Não Maltrata o Carcará, (Lumiar Editora), escrito pelo jornalista Márcio Paschoal, misturando acontecimentos políticos, econômicos e sociais à fascinante trajetória de vida do artista.


Discografia >>> Download

[1965] O Poeta de Povo
[1965] Show Opinião – Nara Leão, Zé Ketti e João do Vale
[1977] Nova História da MPB
[1981] João do Vale Convida
[1983] História da Música Popular Brasileira
[1994] João Batista do Vale

8 comentários:

Anônimo disse...

obrigado uma bela obra de arte

Anônimo disse...

Obrigado!

Corvolino disse...

Obrigado pela postagem! O link para o arquivo do disco: [1965] Show Opinião – Nara Leão, Zé Ketti e João do Vale, está quebrado.

Unknown disse...

Nossa que espaço lindo!!! Obrigada por compartilhar conosco!

Anônimo disse...

Aqui funcionou. Talvez só precise atualizar o navegador ou fechá-lo e abrir novamente.

Cleiton Costa disse...

Muito agradecido pela sua grande ajuda!
Excelente trabalho e de muita valia!

Felicidades e muita cultura!!! :P

Unknown disse...

Parabéns! Arquivos de excelente qualidade que revelam um bom gosto diferenciado e um conhecimento musical de encher os olhos.

Unknown disse...

Parabéns! Arquivos de excelente qualidade que revelam um bom gosto diferenciado e um conhecimento musical de encher os olhos.

Postar um comentário