domingo, 25 de outubro de 2015

Grupo Ilumiara e Cantos de Trabalho [2015]


"Ilumiara" é uma expressão que mescla as palavras “iluminar” à “Iara”, entidade sagrada dos rios nas culturas Tupi-Guarani. Também contida nos textos de Ariano Suassuna e no nome de seu “altar” na Pedra do Reino, a palavra expressa nosso desejo de iluminar, por meio da música e da poesia, a riqueza e a beleza de repertórios poéticos e musicais a partir da pesquisa e do encontro com as pessoas.


O grupo é formado por cinco músicos da cidade de Belo Horizonte que também atuam como pesquisadores, sendo o único dos quatro grupos que não está relacionado a uma prática da tradição. Além das músicas apresentadas, o grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social
dos cantos de trabalho no Brasil.

São muitos os cantos vinculados a ofícios e saberes tradicionais, e entre eles podemos citar as canções de lavadeiras, quebradeiras de coco, destaladeiras de fumo, fiandeiras, machadeiros, tropeiros, pregoeiros, dos trabalhadores das antigas usinas de açúcar, de carregadores de pedras, de remeiros, de vaqueiros, lavadeiras, pescadores, da fabricação de farinha e doces, dentre tantos outros.



Sabe-se que muito do que se cantava e tocava foi perdido ou despareceu junto ao próprio desenvolvimento dos ofícios, pela substituição do trabalho humano pelas máquinas, a perda de línguas originárias de povos (sobretudo indígena e negra), com processos de êxodo e migrações, por influências estéticas dos meios de comunicação, e mesmo por meio de processos de evangelização que dificultam a permanência de certas tradições.

O Ilumiara é formado por Alexandre Gloor (rabecas), Carlinhos Ferreira (percussão), Leandro César (violão e marimba), Letícia Bertelli (voz) e Marcela Bertelli (voz).

Fonte: Ilumiara

Grupo Ilumiara e Cantos de Trabalho [2015]

01 Auto do Fim de Capina
02 Penerô Gavião
03 Punhadim
04 Lavadeiras
05 Toadas de Remeiros
06 Canto do Tropeiro
07 Das Pedras
08 Machadeiros
09 Fiandeiras
10 Vissungos
11 Senhora Santana
12 Capoeira

Disco >> Download


7 comentários:

antonio rennan sales disse...

Grupo maravilhoso! Queria pedir um favor: coloque os discos do Naná Vasconcelos.

Wilson Ossoguju disse...

Sensacional! Vi uma apresentação ontem do Leandro César com a Irene Bertachini e fascinado com os dois dei de cara com este disco lindo e que acaba de sair do forno. Obrigado!

Unknown disse...

Eu to completamente apaixonada pelo som desse grupo! É um apelo cultural muito forte. Vale muito a pena não só ouvir mas pesquisar os termos desconhecidos que falam nas músicas, se pode aprender muita coisa partindo dessa prática. Abraço, obrigada pelo compartilhamento!!

Sandra L F Freitas disse...

Olá, gostaria de saber quem é o autor da música "Das pedras".
abraços e parabéns pelo belo trabalho.

Anônimo disse...

oi Sandra,
são dois os cantos. O primeiro, de Diamantina, registrado na década de 50 por Maria da Conceição Rezende. O segundo é de Itabaiana, Paraíba efoi registrado por Mário de Andrade. Quem fez o arranjo foi o músico Kristoff Silva, de Belo Horizonte. Ou seja, os cantos tem autoria desconhecida e Kristoff deu a eles um rosto muito particular, uma "terceira composição".
abraço!
Letícia(Ilumiara)

Anônimo disse...

e quem lhe agradece as palavras somos nós!
grande abraço!
grupo Ilumiara

Paula Ilha disse...

Que maravilha!
Estou compartilhando essa preciosidade da nossa cultura.
Muito obrigada

Postar um comentário