terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Grupo Orange - Raízes Brasileiras [2005]


Em 2003, o maestro Cussy de Almeida criou a sua terceira orquestra, o Grupo Orange, que mescla instrumentos eruditos como violino, violoncelos, violas e flautas a instrumentos populares como rabecas, violas de 10 e 12 cordas, pífanos, zabumbas, berimbaus, violões, bandolins e outros. Essa feliz associação resultou em uma música de concerto, de origem popular e definida, através de formas e estilos enriquecidos por uma brasileiríssima sonoridade: forte, clara, colorida e bela.

Este disco reúne tanto a música rural quanto a urbana. Foram regravados peças do repertório da Orquestra Armorial, entre elas De Rabeca em Cantoria (anteriormente denominada, por Guerra Peixe, Mourão) e Cipó Branco de Macaparana. No mais são maracatu, ciranda, modinha, caboclinho, coco, e duas composições fisgadas do repertório da música popular: Adivinhações (Nelson Ferreira/ Luís Queiroga) e Assum Preto (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga). Esta última, adaptada para o terreno erudito, realça a estreiteza dos que estabelecem limites rígidos entre o clássico e o popular: “Quando você tira o ritmo do baião, ele vira música de câmera”, aponta Cussy de Almeida, que vê insuspeitas semelhanças entre o baião e A Primavera, de As Quatro Estações: “A célula rítmica da música de Vivaldi, em boa parte dos seus concertos é a mesma do baião do Nordeste brasileiro”.
Se esteticamente é uma continuidade do que fazia a Orquestra Armorial, a música do Grupo Orange esbanja uma qualidade técnica só possível com a tecnologia atual. A pureza de timbres do disco foi alcançada na sala Águas Finas, em Aldeia, pertencente ao empresário Mário Gouveia, onde o grupo gravou as músicas deste CD ao vivo.
Fonte: JC Online


Grupo Orange – Raízes Brasileiras

1. Dom Cariongo, Rei dos Congos – Cussy de Almeida
2. Caboclinhos – Cussy de Almeida
3. De rabeca em cantoria – Cussy de Almeida
4. Maracatucá – Cussy de Almeida
5. Modinha – Cussy de Almeida
6. Adivinhações – Nélson Ferreira e Lula Queiroga. Arranjo de Maestro Duda
7. Cipó Branco de Macaparana – Cussy de Almeida
8. Assum Preto – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Arranjo de Benny Wolkoff
9. Cirandância – Cussy de Almeida
10. Minha Ciranda – Capiba. Arranjo de Maestro Duda
11. De viola e de rabeca – Guerra-Peixe e Clóvis Pereira
12. Aboio – Cussy de Almeida
13. Esquente de zabumba – Cussy de Almeida
14. Cavalo marinho – Clóvis Pereira, Cussy de Almeida e Jarbas Maciel
15. Terno de pífanos – Clóvis Pereira
16. Galope – Guerra-Peixe

Disco >>> Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário