domingo, 13 de abril de 2014

Antonio Nóbrega - Discografia


Antonio Nóbrega nasceu em Recife, Pernambuco, Brasil, em 1952. É violinista desde criança. Entre 1968 e 1970, já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.


Fruto desse envolvimento com o universo da cultura popular, a partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas e música, apresentando desde então os espetáculos “A Bandeira do Divino”, “A Arte da Cantoria”, “Maracatu Misterioso”, “Mateus Presepeiro”, “O Reino do Meio-Dia”, “Figural”, “Brincante”, “Segundas Histórias”. Em 1993, lançou o “Na Pancada do Ganzá”, com respectivo CD. Em 1997, foi a vez de “Madeira Que Cupim Não Rói”, espetáculo e também CD. No ano de 1999, participou do Festival D’Avignon (França) com o espetáculo “Pernambouc”, preparado especialmente para o público francês.

Em 2000, estreou em Lisboa “O Marco do Meio-Dia”, apresentado em Paris, Hannover e em mais de vinte cidades brasileiras. O ano de 2002 foi marcado pelo espetáculo “Lunário Perpétuo” e pelo DVD homônimo que teve a direção do cineasta Walter Carvalho. Em 2004, realizou, em parceria com o cineasta Belisário Franca, a série “Danças Brasileiras”, apresentada no Canal Futura a partir do mesmo ano.

A partir de 2007, com o espetáculo “Passo”, integralmente dedicado à dança, começou a conciliar o seu trabalho de músico com o de dançarino e coreógrafo. Entre 2006 e 2008, lançou o espetáculo dedicado ao frevo “Nove de Frevereiro”. Dois CDs e um DVD (também dirigido por Walter Carvalho) registram o espetáculo. Em 2009 estreou “Naturalmente – Teoria e jogo de uma dança brasileira” e, em 2011, o seu DVD, produzido pelo SESC e mais uma vez dirigido por Walter Carvalho.

Tem se apresentado por inúmeros países, entre eles Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Nobrega é detentor de inúmeros prêmios, entre eles: TIM, SHELL, Mambembe, APCA e Conrado Wessel. Recebeu por duas vezes a Comenda do Mérito Cultural.
Com sua mulher, Rosane Almeida, idealizou e dirige, em São Paulo, o Instituto Brincante, local de cursos, oficinas, mostras e encontros onde procuram apresentar aos próprios brasileiros um Brasil ainda pouco conhecido. Em reconhecimento à sua obra, ainda em 2008, recebeu o título de Cidadão Paulistano, em cerimônia na Câmara dos Deputados de São Paulo.

Em 2014, Antônio Nóbrega foi também o homenageado do Carnaval do Recife 2014 (ao lado do frevo, patrimônio imaterial da humanidade). Atualmente, conclui com Walter Carvalho a realização de um longa-metragem sobre a sua obra, cuja estreia está prevista para o segundo semestre do ano.


Discografia >>> Download

[1995] Na Pancada do Ganzá
[1997] Madeira Que Cupim Não Rói
[1998] Pernambuco Falando Para o Mundo
[2000] O Marco do Meio-dia
[2002] Lunário Perpétuo
[2005] Nove de Frevereiro


2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado amigo por esta postagem! Antônio Nóbrega é Sensacional!

Léo Souza disse...

O arquivo é inexistente!

Postar um comentário