domingo, 2 de novembro de 2014

Antônio Madureira e Sérgio Ferraz - Segundo Romançário [2010]


O Segundo Romançário reflete o desejo dos músicos Antonio Madureira e Sérgio Ferraz na construção de um trabalho instrumental conjunto. Com 12 composições autorais para violino e violão dos dois instrumentistas compositores. 

O Projeto Segundo Romançário faz uma viagem com a música através da cultura popular dos povos de lugares e épocas distintas, passando também pela cultura nordestina e o Armorial. Músicas como “Lamento” e “Festa na Aldeia”,(Sérgio Ferraz) Temas modal que remetem a música dos cancioneiros e trovadores da idade média. “Sonata Romanesca” (Sergio Ferraz) - Originalmente, romanesca é uma forma de canção popular da Espanha do final do século XVI ao início do século XVII que ficou muito popularizada entre os compositores italianos do início do período barroco. Essa peça também tem muitos elementos da música cigana do leste europeu e ibérico.

Em outras composições o CD trás músicas do universo popular nordestino como o pé-de-serra “Mestre Salu” (Sérgio Ferraz) , homenagem ao grande mestre da maracatu rural e do cavalo marinho, arte popular da zona da mata norte pernambucana. O encontro da cultura popular com o erudito está representado na música “Armoriando” (Sérgio Ferraz). Trata-se de um solo de violino carregado de elementos e imagens da cultura do sertão nordestino e do imaginário popular em uma forma de execução violinistica de alto grau virtuose. 

O “Fandango” (Antonio Madureira), tema que remete a música flamenca e moura, A valsa “Cecília” (Antonio Madureira), com uma harmonia requintada no melhor estilo das valsas vienenses, que também se popularizou no Brasil no século XIX e início do século XX. Destaque para “Romançário”(Antonio Madureira), um contemplativo tema no melhor estilo da composição armorial.


Antonio Madureira e Sérgio Ferraz - Segundo Romançário [2010]

01. Romançário (Antonio Madureira)
02. Festa na Aldeia (Sérgio Ferraz)
03. Campanário (Antonio Madureira)
04. Armoriando (Sérgio Ferraz)
05. Rugendas, (Antonio Madureira)
06. Lamento (Sérgio Ferraz)
07. Cecília (Antonio Madureira)
08. Sonata Romanesca (Sérgio Ferraz)
09. Fandango (Antonio Madureira)
10. Canto do Mangue (Antonio Madureira)
11. Mestre Salu (Sérgio Ferraz)
12. Vagamúsica (Antonio Madureira)

Disco >>> Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário