segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Poesia Viva de Ariano Suassuna [1998]


Sonetos de Ariano Suassuna em CD
A estreia como poeta ganha ares de autobiografia
Angela Lacerda - Agência Estado
13 de Setembro de 1998

O escritor Ariano Suassuna não esconde mais seus poemas. Ele sempre se negou a publicá-los por considerá-los "duros, difíceis de entender e de gostar". No entanto, ele faz sua estreia como poeta ao lançar não um livro, mas um CD, em que declama 16 sonetos entremeados com textos em prosa que também são pura poesia. O trabalho é em parceria com o amigo e compositor Antônio Madureira, autor da maioria das músicas que acompanham a narração e realçam a beleza, a força e a dramaticidade das confissões que Ariano torna públicas com voz emocionada.

"A Poesia Viva de Ariano Suassuna" é uma espécie de autobiografia poética. "E um dia, como acontece a todos, comecei a refletir sobre o exílio em que nos encontramos sobre este áspero e belo mundo". É assim que Ariano, de 71 anos, começa a narrativa do conjunto de sonetos que nomeou de "Vida-Nova Brasileira", numa referência ao poeta medieval italiano Dante Alighieri, que no livro "Vida Nova" já havia alternado prosa e verso numa obra também de caráter autobiográfico. O subtítulo "Sonetos com Mote Alheio" deve-se à escolha dos temas, inspirados em autores que ele admira, a exemplo de Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa e o poeta popular Lino Pedra-Azul.

Autor de romances e comédias, Ariano havia se limitado a mostrar algumas das suas poesias num álbum de pequena tiragem, no formato de iluminogravuras em que os poemas se misturam a gravuras também feitas por ele e resultam em bonitas peças plásticas.

O projeto do disco, de Antônio Madureira, começou a ser concebido há cerca de três anos, mas foi em outubro do ano passado que tomou sua forma final, inspirada numa entrevista realizada pelo repórter Pedro Bial com Ariano Suassuna. O jornalista mostrou o escritor lendo um poema ao som de uma música de Madureira e o resultado foi aprovado. A partir disso, Madureira só teve de minar as resistências do mestre, que lhe dizia que o CD seria "um fracasso".


A Poesia Viva de Ariano Suassuna [1998]

01. Nascimento - O Exílio
02. Nascimento - A Viagem
03. O Mundo - O reino de Acauhan
04. O Reino - A Morte
05. A Vida - A estrada
06. A Mulher E o Reino
07. O Amor e o Desejo
08. O Mundo do Sertão
09. À Onça do Sol e à Onça do Mundo
10. O Sono e o Mito
11. A Leoa
12. O Campo
13. O Amor e a Morte
14. A Moça Caetana - A Morte Sertaneja
15. Lápide
16. A Morte - Sol de Deus

Disco >>> Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário