quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Mestre Ambrósio - Discografia


Em outubro de 1992, surgia em Recife uma banda denominada Mestre Ambrósio, composta por jovens que têm suas influências essencialmente na música nordestina, na música de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro, tocando e dançando o maracatu, o coco de embolada, o baião, a ciranda. Eles vieram com o propósito de fortalecer o que tem de melhor no Nordeste do Brasil, com uma cara jovem, sem no entanto se afastarem de suas raízes e tradições.


"O nome Mestre Ambrósio veio do personagem de um teatro de rua tradicional de Pernambuco, chamado cavalo marinho. O cavalo marinho é uma variação do bumba-meu-boi, que só existe em uma região pequena de Pernambuco, onde aprendi a tocar rabeca", diz Siba, um dos integrantes do grupo.

Músicos tocando rabeca, pandeiro, bajes (reco-reco grande), e o mineiro (que é o ganzá), além de danças e vários personagens mascarados, como o Matheus, o Bastião e o próprio Mestre Ambrósio, compõem esse folguedo popular que representa uma festa para os Três Reis Magos. Segundo Siba os personagens, que podem ser até sessenta, representam coisas do dia-a-dia, do trabalho do pessoal da região, e vão contando a história, que tem como base um terreiro, o dono do terreiro, que é o Capitão e feitor da festa, e Mestre Ambrósio, que representa um vendedor ambulante que tenta vender ao Capitão as figuras para a festa. Tem o baile e por fim o Boi, que morre e ressuscita. Esse é o enredo do cavalo marinho, que tem um esqueleto de diálogo usado para se improvisar.


"Pegamos emprestado o nome do personagem do mestre Ambrósio, porque ele carrega em si todo o espetáculo, é como um símbolo de variedades e de riquezas, de diversidades, que é o que queremos passar com a música. A música não existia; fomos formulando. Sempre vimos o Brasil, o Nordeste, como uma coisa muito rica, com muitos elementos e muitos contrastes. Precisávamos de um nome que falasse dessa variedade de coisas, e Mestre Ambrósio acabou como um símbolo perfeito pra isso", explica Siba.

A banda Mestre Ambrósio é formada por Siba (rabeca, viola, guitarra e voz), Hélder Vasconcelos (fole de 8 baixos - tipo de sanfona, percussão e vocal), Mazinho Lima (baixo, triângulo e vocal), Sérgio Cassiano (percussão e vocal), Maurício Alves e Eder "O" Rocha, ambos percussionistas.


Discografia >>> Download

[1996] Mestre Ambrósio
[1998] Fuá Na Casa de CaBRal
[2001] Terceiro Samba

14 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigada!!

Arthur Silveira disse...

Agradeço muito!

Lucas Levino disse...

Muito grato.

Unknown disse...

Muito obrigado!!

nabidbs disse...

Muito obrigado.

Unknown disse...

Obrigado!

Unknown disse...

Muito obrigado! O seu blog é um belo trabalho em prol da cultura brasileira.

Anônimo disse...

A alegria da minha vida esse blog <3
um belo trabalho em prol da cultura brasileira!!

Anônimo disse...

Ah que maravilha, nem sei se pulo....se agradeço bem muito...obrigado....essa musicalidade muito me completa...parabéns por esse trabalho...vou divulgar esse blog nomeu face. Obrigadoooo


Julio Cezar Natal RN

jantchc disse...

amo esta banda. será q eles ainda fazem shows?

Amauri Mariano Neto disse...

não. hoje siba tem carreira solo.

Unknown disse...

Fiquei extremamente feliz em encontrar esse Site de Musicas Genuinamente Brasileiras. Sou um viciado em Rock Progressivo e dentro de meus garimpos encontrei o Psicodélico! E nada mais Psicodélico do que a música Nordestina.

eu disse...

voces sao massa...valeu pelos sounds...

Unknown disse...

Eita como eu amo essa banda <3

Postar um comentário