terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Quinteto da Paraíba - Discografia


O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores de todo o Brasil, mas é no Nordeste brasileiro que encontra sua mais pura inspiração. Embaixador desta rica vertente musical, o grupo que é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial, conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Geraldo Maia - Discografia


Sociólogo por formação, o músico, compositor e cantor Geraldo José Brito Maia se dedica à música desde os anos 1980, década em que lançou o primeiro álbum. De uma geração muito rica — que revelou, entre outros, Lenine, Lula Queiroga, Zeh Rocha e Marco Polo —, Geraldo Maia, além de possuir uma discografia significativa, está entre os artistas mais atuantes da música contemporânea de Pernambuco.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Antônio José Madureira - Discografia


Violonista, compositor e fundador do lendário Quinteto Armorial, na década de 1970. Tem na sua trajetória musical, a liderança e fundação da Orquestra Romançal e do Quarteto Romançal, ambos datados da década de 1990.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Solange Maria - Brincando de Roda [1984]


Este disco traz os sons das ruas brasileiras de antigamente para dentro de nossas casas. Os arranjos concebidos pelo maestro Antônio Madureira, a partir dos registros históricos da professora Iris Costa Novaes em seu livro “Brincando de Roda” (Editora Agir), produzem o milagre de resgatar um tempo que se supunha inteiramente perdido.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Lydia Hortélio - Discografia


A cultura de um povo vai se transformando, se modificando e captar a essência desta cultura é uma arte... Arte esta, feita muito bem por Lydia Hortélio, uma das maiores pesquisadoras, atualmente, de canções tradicionais e de brincadeiras cantadas brasileiras. Dizem que quem conhece a Lydia tem vontade de voltar a infância e ficar lá, só relembrando brincadeiras e a doçura deste tempo que passou.

Violões do Brasil [2004]


O trabalho é um painel inédito do instrumento no país. O disco percorre o caminho traçado por mestres como João Pernambuco e Américo Jacomino (Canhoto), Baden Powell e Luiz Bonfá, Rosinha de Valença e Raphael Rabello, entre muitos outros.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Quarteto Romançal - Romançal [1997]


O Quarteto Romançal, não é uma repetição do Quinteto Armorial: representa, na verdade, um aprofundamento, uma ampliação, um rigor ainda maior em relação às propostas do grupo que o antecedeu.

Projeto Quadrante - A Pedra do Reino [2007]


O Projeto Quadrante visava a produzir quatro minisséries sobre obras literárias de grandes escritores de norte a sul do país, mas depois da má recepção da audiência às duas primeiras minisséries, a Globo engavetou o projeto sine die.

Balé Popular do Recife [1979]


O Balé Popular do Recife surgiu em 1977, com o nome de “Grupo circense de dança popular", como resultado de uma iniciativa empreendida pelo então secretário municipal de Educação e Cultura do Recife, Ariano Suassuna, e o artista e encenador André Luiz Madureira.

O Pavão Misterioso [1985]


O "Romance do Pavão Misterioso", folheto popular cuja autoria é atribuída a José Camelo de Melo Rezende e a João Melquíades Ferreira da Silva, é sem dúvida alguma o mais famoso e lido da nossa literatura de cordel. Existem músicas, gravuras e toda uma literatura inspirada neste romance em versos.