quarta-feira, 11 de março de 2015

Jorge Mautner - Discografia


No dia 17 de janeiro de 1941 nascia, no Rio de Janeiro, Henrique George Mautner, conhecido como Jorge Mautner, cantor, compositor e escritor brasileiro. Ele é filho de refugiados de pais que deixaram a Europa por conta da Segunda Guerra Mundial. Jorge Mautner nasceu um mês depois que os seus pais desembarcaram em solo brasileiro. Sua mãe, Anna Illichi, é de origem iugoslava e católica, e seu pai, Paul Mautner, judeu austríaco. Seus pais se separaram em 1948 e sua mãe casou com o violinista Henri Müller, que ensinou Jorge a tocar violino. Também com talento para a literatura, ele escreveu seu primeiro livro com 15 anos, Deus da chuva e da morte.

Em 1962, entrou para o Partido Comunista Brasileiro e foi preso com o golpe de 1964. Por conta da repressão, dois anos depois foi para os Estados Unidos, onde trabalhou na Unesco e na tradução de livros brasileiros. Em 1970, ele morou em Londres e se aproximou de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que estavam exilados na cidade inglesa. Na sua volta ao país, Mautner começou a escrever no jornal O Pasquim. Neste período conhece seu parceiro musical para as próximas décadas, Nelson Jacobina.



Em 1973, ele participou do Banquete dos Mendigos, show-manifesto no Rio de Janeiro para celebrar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. As músicas do show foram gravadas em um álbum duplo ao vivo, mas o disco teve a comercialização proibida por seis anos. Em 1970, dirigiu o longa O demiurgo, que também foi censurado. Como compositor, teve suas letras de música cantadas por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Science & Nação Zumbi, Gal Costa e Lulu Santos. Em 2002 lançou o CD Eu Não Peço Desculpas, com Caetano Veloso. Em 2007, lançou o álbum Revirão.


Discografia >>> Download

[1966] Compacto
[1972] Para Iluminar a Cidade
[1974] Jorge Mautner
[1976] Mil e Uma  Noites de Bagdá
[1981] Bomba de Estrelas
[1981] MPB Shell
[1985] Antimaldito
[1988] Árvore da Vida
[1992] Pedra Bruta
[1997] Estilhaços de Paixão
[1999] O Ser da Tempestade
[2002] Eu Não Peço Desculpa
[2002] Mitologia do Kaos
[2006] Revirão
[2014] Pra Detonar a Cidade


9 comentários:

Tiago Figana disse...

Valeu!!

Nilto disse...

que coisa maravilhosa, valeu demais

luzevida disse...

Meu amigo estou Imensamente feliz e Ter Cahod este blog simplissmente fantatisco .... Revivi minha adolecencia .. e viajei no tempo Parabens meu amigo belo belo trabalho que vc esta dispobinilizando valeu mesmo ja esta em meus favoritos..

Felipe de Oliveira disse...

Muito obrigado!

Anônimo disse...

D +

Mauricio Carvalho disse...

Estou programador de uns programas musicais e aqui encontrei o veio para o programa que procurava fazer. Gratidão

Leo disse...

eternamente grato <3

Anônimo disse...

muitíssimo agradecido

Unknown disse...

Parabens pelo Trabalho incrível!

Postar um comentário