quarta-feira, 13 de maio de 2015

Mundaréu - Guarnicê [2000]


O grupo Mundaréu, formado por Itaercio Rocha, Melina Mulazani e Thayana Barbosa, surgiu com a vontade de despertar o imaginário do público. Como os fundadores sabiam que esta não era uma tarefa fácil, estavam dispostos a utilizar a arte em suas diversas formas de expressão.

A miscelânea que o Mundaréu utiliza nas apresentações parece uma bem sucedida receita de bolo: um pouco de música, uma pitada de teatro, duas medidas de dança, uma xícara cheia de bonecos e, pra cobertura, uma festa de elementos visuais.

Catira, frevo, maracatu, lundu, fandango paranaense, coco pernambucano, afoxé africano, cacuriá maranhense e terno de congo de várias partes do país foram apenas alguns dos vários ritmos marcados pela apresentação do grupo Mundaréu no Encontro de Culturas.


Boa parte das letras do Mundaréu é autoral. Recursos da cultura do povo brasileiro são usados a todo o momento. "A gente vive essa questão da mistura de uma maneira exaustiva, não é uma ideia minha nem nada, é só um jeito de ser do grupo", diz Itaércio, justificando a identidade musical do grupo. Sobre a miscelânea de ritmos, ele completa que "não tem alternativa, a não ser misturar bombacha com tamanco de fandango".



O grupo Mundaréu foi criado em 1997 por Itaercio Rocha, Melina Mulazani e Thayana Barbosa. Um ano depois o grupo apresentou seu primeiro show, Cutuca Rapaziada. Em seguida, montou oGuarnicê, uma singela opereta popular baseada nas formas de Bumba-Meu-Boi. Desse trabalho nasceu o primeiro CD do grupo.

Ao todo, o grupo gravou três CDs "Guarnicê", "Embala Eu" e "Cortejo Natalino", e um DVD intitulado "As Aventuras de uma Viúva Alucinada". O Cortejo Natalino é outro espetáculo musical com bonecos colocados na cabeça dos artistas que interagem com a platéia. O repertório do grupo já privilegiou também o compositor João do Vale com o espetáculo "No Pé do Lajêro", que une as belas canções de João com os bonecos de vara.

A atual proposta do grupo é o Espaço Cultural Terreirão do Mundaréu. O espaço é dedicado à cultura popular brasileira e tem a função de ser uma base para as futuras criações, além de um apoio para grupos e pesquisadores.


Guarnicê - Uma Opereta Popular [2000]

01 Reza
02 Bandeira Branca e Guarnicê
03 La Vai, Peço a Deus
04 Maracá de Prata
05 Boi do Amazonas
06 Boi Barroso, Cavalo Marinho
07 Coco do Macaco Saruê
08 Texto de Miquilina e Nego Chico
09 Roubo do Boi
10 Burrinha
11 Cabra
12 Bernunça
13 Maricota
14 Gavião
15 A Morte do Boi
16 Índios
17 Juruguruna
18 Nosso Boi Urrou
19 Urro do Boi
20 Linda Morena

Disco >>> Donwload

Um comentário:

Unknown disse...

Estava procurando esse disco a tempos! Importante referência pro som da minha banda... Valeu por compartilhar!

Postar um comentário