domingo, 28 de dezembro de 2014

Asas da América - Discografia



O homem que renovou o frevo de Recife
Por O GLOBO
08/09/2013

O frevo praticamente inexistia fora das fronteiras do carnaval quando o produtor e compositor Carlos Fernando (morto no último domingo, aos 75 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer de próstata) idealizou o disco “Asas da América”, lançado em 1979. No álbum, artistas consagrados (Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro) e nomes que se tornariam grandes (Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença) renovavam o olhar sob o gênero. O disco deu origem a uma série de sete álbuns e a outros do tipo (como “Recife Frevoé”, com cinco volumes), que acabaram se tornando o maior legado de Carlos Fernando: renovar o olhar sobre o frevo pernambucano.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sérgio Sampaio - Discografia


Visceral, poeta, gênio. Incompreendido, injustiçado, marginalizado. Turrão, teimoso, irascível. Maldito. Os epítetos para definir Sérgio Sampaio são muitos, e nenhum deles dá conta da figura mítica do músico cachoeirense. Os clichês, na verdade, vêm feito muletas, no amparo do desconhecimento de uma obra faustosa, ainda relegada ao subterrâneo do imaginário nacional. Vinte anos após sua morte – ele foi vítima de uma crise de pancreatite, derivada do abuso de álcool –, completados hoje, uma série de projetos têm tentado resgatar do limbo o nome de Sampaio, desde shows com seu repertório e página na internet a gravações de faixas inéditas.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

João do Vale - Discografia


João Batista do Vale nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão em 11 de Outubro de 1934. Aos 13 anos foi para São Luís – MA, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi já como compositor de versos. Aos 15 anos foi para o sul do país, parando em diversas cidades e arranjando empregos como garimpeiro, pedreiro, ajudante de caminhão.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Mestre Ambrósio - Discografia


Em outubro de 1992, surgia em Recife uma banda denominada Mestre Ambrósio, composta por jovens que têm suas influências essencialmente na música nordestina, na música de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro, tocando e dançando o maracatu, o coco de embolada, o baião, a ciranda. Eles vieram com o propósito de fortalecer o que tem de melhor no Nordeste do Brasil, com uma cara jovem, sem no entanto se afastarem de suas raízes e tradições.

Siba e Roberto Corrêa - Violas de Bronze [2009]


O disco Violas de bronze traz composições dos músicos Roberto Corrêa e Siba, interpretadas nas violas caipira, de cocho e nordestina, e na rabeca. Além de ser uma fusão dos estilos dos instrumentistas e compositores, o disco é também uma reunião de dois poetas populares que buscam uma possível síntese de suas tradições. O encontro dos dois artistas foi selecionado para patrocínio pelo Programa Petrobras Cultural, e, como resultado, eles apresentam este CD, com canções e músicas instrumentais.

Siba - Discografia


Em 1992, tocando rabeca e guitarra na banda Mestre Ambrósio, Sérgio Roberto Veloso de Oliveira, o Siba, iniciou a vida artística. Cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, seguiu carreira solo após o fim do grupo, em 2002, criando em seguida o projeto musical Siba e a Fuloresta, com o qual gravou dois álbuns. A base desse projeto foram os ritmos populares nordestinos: ciranda, frevo, maracatu e cavalo-marinho.

América Contemporânea - Um Outro Centro [2006]


Nove músicos de sete países da América do Sul trazem músicas tradicionais e composições próprias de seus países, em arranjos contemporâneos e sofisticados. Desde o lançamento do álbum, o grupo vem se apresentando no Brasil, Estados Unidos, Europa e AméricaLatina. Em 2007, o disco foi lançado pelo selo norte-americano Adventure Music e em 2008, foi lançado na Europa pelo Connecting Cultures.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Biliu de Campina - Discografia


Biliu de Campina é Severino Xavier de Sousa. Advogado de formação, música por vocação. Filho de Campina Grande é ferrenho defensor de sua terra e de nossas tradições. Permitam-me uma comparação, apenas para efeito figurativo: poderíamos dizer que ele é o Ariano Suassuna do forró nordestino. É um austero crítico das variações da música nordestina, como os chamados forró estilizado, forró universitário, etc.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Vozes Bugras - Discografia


O grupo Vozes Bugras é um ponto fora da curva no cenário da nossa música. É um caso à parte. É composto por sete valentes mulheres que se arvoraram a descobrir, desvendar e divulgar a canção mestiça brasileira. Um pouco mais do que isso, elas contam causos, mitos, ritos, lendas e tudo o mais que faz parte da tradição oral da gente que se miscigenou por essas bandas.