segunda-feira, 2 de março de 2015

Grupo Anima - Donzela Guerreira [2010]


Há 20 anos que o Grupo Anima vem se dedicando a fazer música superior – a que fala a língua da alma e beira o sublime pelo que contém de beleza etérea e pesquisa histórica. Mas, em seu CD, Donzela Guerreira, fruto do espetáculo musical de mesmo nome, o grupo se superou. Lançado em 2010 pelo selo Sesc, a preciosa obra não se limita ao plano musical e vem acompanhada de um livreto explicativo e ilustrado semelhante aos livretos de ópera.

Donzela Guerreira não deixa de ser uma ópera ao contar uma história universal através da interpretação da soprano Marília Vargas e da música de câmara do Anima – marcada pelos diálogos entre a tradição oral brasileira (de origens portuguesa, indígena e africana) e a cultura europeia medieval, renascentista e barroca. A sonoridade do grupo evidencia as mágicas conexões existentes entre universos aparentemente díspares.

O álbum tem como tema central o mito da “donzela guerreira”, personagem pertencente à todas as épocas e culturas: a mulher que se veste de homem e vai à guerra, lutar por um ideal. O projeto nasceu inspirado no livro A Donzela-Guerreira – Um estudo do Gênero, da professora Walnice Nogueira Galvão. Nele, a historiadora localiza e investiga este arquétipo feminino na literatura, na mitologia e na história real dos povos.


O estudo, que serviu de base para a pesquisa e as releituras musicais do Grupo Anima, aponta que o mito da Donzela Guerreira aparece em Diadorim, personagem de Guimarães Rosa, e na deusa Pala Atenas, do Olimpo Grego; está em Joana d´Arc, a santa cristã, e na Rainha Ginga, africana que resistiu aos portugueses; está tanto em Vasilissa, das epopeias russas, quanto em Iansã, orixá do candomblé.

Donzela Guerreira, o disco, impressiona pela riqueza de timbres e de imagens criadas pelas letras e melodias recolhidas durante a pesquisa de repertório. Cabe destacar ainda a importância dos instrumentos musicais para a perenidade do trabalho: percussão afro-brasileira, rabecas e vielle, viola de arame, harpa medieval, flautas renascentistas, barrocas e indígenas. Em tempos tão descartáveis, o trabalho realizado pelo Grupo Anima é um alento para os ouvidos e a alma.


Grupo Anima - Donzela Guerreira [2010]

01 Visão
02 O Frondens Virga
03 Alvoradinha
04 Rosa das Rosas
05 Nossa Senhora da Guia
06 Ave Maria - Tupã Cy
07 Corra Sangue Pela Terra
08 Romance da Donzela Guerreira
09 Arvoredos
10 Lai-Fogo
11 Ñaumu
12 Estampie Belicha
13 Aboio de Arribada
14 Calanguinho
15 Mandado de Rainha Ginga
16 Rainha Ginga
17 La Guerriera
18 Donzela que vai para Guerra
19 Eremona
20 Mandad'Ei Comigo

Disco >>> Download


5 comentários:

Paulo Horta disse...

Quadrada dos Canturis: Seguramente um dos melhores blogs de música de qualidade da atualidade. Parabéns. Gostaria de saber se há a possibilidade de serem postados outras obras do Grupo Anima, que desconhecia, mas que achei espetacular, através do blog. Obrigado.

Dassanta disse...

Paulo, verei a possibilidade de postar mais discos do grupo e lhe aviso por aqui. Abraços, malungo!

Demais disse...

Também gostaria de ter outras preciosidades do Anima tais como; Espelho, Especiarias, Amares e Espiral do Tempo, que já tive mas perdi ao emprestar. Grato.

Cauim Ferreira disse...

É necessário ter os outros discos para compartilhar.

Cauim Ferreira disse...

É necessário ter os outros discos para compartilhar.

Postar um comentário