domingo, 19 de abril de 2015

Noel Pela Primeira Vez [2000]


A coletânea levantada por Omar Jubran é preciosa por reconstituir a trajetória do gênio. No início de carreira, Noel foi influenciado pela música regional dos "Turunas da Mauricéia" -o grupo que veio do norte, constituído, entre outros, por João Pernambuco, Meira e Luperce Miranda. Eu já tinha ouvido as canções regionais de Noel em fitas que tenho em casa, reproduzindo a série "Nos Tempos de Noel Rosa", que Almirante gravou para uma rádio, não me lembro se a Nacional ou a Mayrink Veiga.

Noel também transitou pelo choro. Mas é considerado por muitos críticos o pai do samba moderno, o compositor que teria feito a transição do maxixe para o samba, o branco que fez a ponte com os compositores negros. De fato, Noel foi parceiro de Cartola e de Ismael Silva, no início dos anos 30. Mas, embora aqui no Brasil a gente valorize demais o "pioneirismo", me parece que Ismael, Cartola, Ari Barroso e outros também já produziam sambas que até hoje são contemporâneos.

Independentemente de seu pioneirismo ou não, Noel foi dos compositores fundamentais. Quando João Máximo escreveu sua biografia -em minha opinião a maior biografia já escrita sobre um músico popular no Brasil-, o compositor já estava reconhecido e consagrado. Emergiu do relato um personagem fascinante, cruel (capaz de botar fogo em mendigo), sentimental, ferino e, ao mesmo tempo, lírico, com todas as características que se juntam em uma pessoa brilhante, mas complexada pela deformação do queixo produzida por um fórceps malconduzido, no seu parto.

Com esse misto de ressentimento sem perder a esperança, de sarcasmo sem perder a doçura, o guerreiro capaz de se render a um mero aceno de carinho, Noel não foi apenas dos maiores compositores do país, mas aquele que mais se aproximou da alma brasileira.

Luís Nassif - Folha de São Paulo
03 de dezembro de 2000

Coletânea >>> Download

[2000] Noel Pela Primeira Vez  

6 comentários:

Velho Antiquado disse...

Noel Rosa, é simplesmente fantástico, muito bom mesmo...

paulo marques disse...

NOEL sera genio sempre,parabens.

wmle disse...

Excelente. Meu pai faz aniversário essa semana e vai gostar de ouvir. Alguns links não estão funcionando..9/10/12/13, mas mesmo assim...adorei encontrar esta pg. Obrigada.

rubensdam disse...

Sou muito Grato por compartilhar essa postagem.
Estou seguindo o seu blog.
O meu é:
http://fragmentosrdam.blogspot.com/
Serei muito grato pela sua visita.
Viva a Poesia.

Willians disse...

Noel e Chico, pra mim, os maiores compositores do Brasil. Chico, Caetano, Gil, Noel, Vandré, Milton, João Gilberto, Tom, Vinicius, Toquinho, Lamartine, Ary, Dorival, Lupicinio, Adoniran, Gonzagão, Gonzaguinha, Pixinguinha, Paulinho, João Bosco e Aldir Blanc, Ben Jor, Ismael, Cartola, Ataulfo, Assis Valente, Vicente Celestino, João de Barro, Herivelto, Sinho, Custódio, Edu Lobo, João do Vale, Donga, Zé Keti, Catulo, nosso primeiro time, poucos países pode se orgulhar de ter essa qualidade de músicos.

Jacob de Mello Mendonça disse...

Muitíssimo obrigado.Deus te abençoe.OBS:cd 12 e 13 são iguais.São 14 cds ao todo.Grato.

Postar um comentário