O Bongar é composto por músicos ligados ao Terreiro Xambá, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda/PE. Foi criado em 2001 para apresentar ao grande público o coco da Nação Xambá, ritmo tocado na comunidade há mais de 40 anos, na festa do dia 29 de junho. A música do Bongar tem influências dos cultos afro-brasileiros, principalmente, os da linhagem xambá. O grupo também é ligado ao Ponto de Cultura Um Quilombo Cultural Grupo Bongar: Jovens da Comunidade Xambá. Já se apresentou e ministrou oficinas em diversas cidades do Brasil, na Europa e em Cabo Verde, na África.
domingo, 9 de novembro de 2014
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
A Poesia Viva de Ariano Suassuna [1998]
A estreia como poeta ganha ares de autobiografia
Angela Lacerda - Agência Estado
13 de Setembro de 1998
O escritor Ariano Suassuna não esconde mais seus poemas. Ele sempre se negou a publicá-los por considerá-los "duros, difíceis de entender e de gostar". No entanto, ele faz sua estreia como poeta ao lançar não um livro, mas um CD, em que declama 16 sonetos entremeados com textos em prosa que também são pura poesia. O trabalho é em parceria com o amigo e compositor Antônio Madureira, autor da maioria das músicas que acompanham a narração e realçam a beleza, a força e a dramaticidade das confissões que Ariano torna públicas com voz emocionada.
domingo, 2 de novembro de 2014
Antônio Madureira e Sérgio Ferraz - Segundo Romançário [2010]
O Segundo Romançário reflete o desejo dos músicos Antonio Madureira e Sérgio Ferraz na construção de um trabalho instrumental conjunto. Com 12 composições autorais para violino e violão dos dois instrumentistas compositores.